Angra Surf Club - Ação de limpeza recolhe cerca de 500 kg de resíduos

Em homenagem ao capitão Maia Datore, cerca de 500 kg de resíduos recicláveis e não recicláveis foram retirados da praia das amendoeiras na ilha da gipóia


O Clean Up Day é um evento mundial de limpeza das praias, acontece no mês de setembro e a cada ano consegue agregar mais voluntários e pessoas engajadas com a causa e o meio ambiente. Desde 2010, um grupo de surfistas de Angra dos Reis, através do Angra Surf Club, resolveu que deveria fazer alguma coisa com a quantidade de lixo que chegava do mar em sua praia preferida, e desde então aderiu ao movimento, realizando a limpeza da praia anualmente.

Foto: divulgação.

Foto: divulgação.



Este ano, a comemoração foi realizada no dia 16 de setembro em memória ao capitão Maia Datore, voluntário que a vários anos contribuía na navegação e organização do evento, e que infelizmente faleceu em um acidente de transito. Seu último feito antes de falecer, foi a incrível aprovação para prova de capitão amador em uma sala com muitos estudantes, sendo o único candidato aprovado pela Marinha do Brasil. Maia Datore era um grande amigo do mar e compartilhava conosco o amor pela ilha da Gipóia.
 
Após pequena palestra apresentada pelo biólogo Fernando Moschen foi realizada uma grande roda havaiana em memória ao capitão Maia Datore. Com grande emoção Maricelma Datore (mãe do homenageado) expôs algumas palavras e em seguida foi rezado um pai nosso e as águas do mar foram jogadas ao alto celebrando boas vibrações.

Em seguida, aconteceu um grande mutirão de limpeza lotando a praia de voluntários recolhendo 98 sacolas de resíduos recicláveis e não recicláveis, formando cerca de 500 kg de lixo. Restos de redes, boias, fundo de lanchas, centenas de garrafas pets abandonados no mar permanecem nesse ambiente por muitos anos, por sua baixa biodegradabilidade, e acabam vitimando inúmeros animais que enroscam e acabam morrendo por asfixia ou por inanição.  

Toda essa mobilização não seria possível sem o patrocínio do Condominio Portogalo, Iate Clube Aquidabã e Angra & Ilha Grande CVB. Parceria da Prefeitura de Angra, promoção da Rádio Costazul e apoio Colégio Jean Piaget, Yamaha Danimar Danimar, Bammbú Espaço Gourmet, Fedrizzi, Angra DRONE JOB - Produção de Vídeos, Filiper, Sandubas, Buteco dos Reis, Global Master consultoria ambiental, Angra Ocean Turismo Náutico, Anônimus Eventos, Aguiarte, Marina Costa Bella e família Datore.

Mais informações em https://www.facebook.com/angrasurfclub

Aloha!

Comentários