Colunista Paola Simão: Por onde andam as bodyboarders brasileiras?

BODYBOARD


 

Já faz  um tempo que o bodyboard brasileiro tem passado por um processo de transformação.
Desde o surgimento e reconhecimento da modalidade na década de 70, o bodyboard foi um dos esportes que mais trouxe títulos mundiais para o Brasil. Com o passar dos anos, o esporte teve seu crescimento e seu declínio também.

Hoje, com a união das atletas que aos poucos vem resgatando e dando forma novamente a esse esporte magnífico, que por anos foi febre em todo país, o bodyboard volta ao cenário com grandes eventos importantes, atraindo atletas do mundo inteiro e dando um novo marco na história da modalidade.

O ano de 2020, teremos um circuito mundial feminino sólido, com etapas em diferentes tipos de ondas nos quatros cantos do planeta. Estão confirmadas 6 etapas, que terá sua estreia no Brasil, mas precisamente na praia da Barra do Jucú, no Espirito Santo, terra da nossa penta campeã mundial Neymara Carvalho, que é uma das principais integrantes e representantes brasileiras dentro do tour mundial e nacional.

Neymara juntamente com o Governo do Estado através da Secretaria de Esporte e Turismo e a prefeitura de Vila Velha, assumiu o comando e realizará a etapa entre os dias 26 a 31 de maio. Evento esse que terá premiação e pontuação máxima para o ranking mundial, e promete receber mais de 150 mulheres de diversos países.

Essa etapa brasileira em especial, contará com as categorias open , profissional e máster, resgatando assim, as categorias de base , descobrindo e formando novos talentos.
Depois do Brasil, o circuito segue em direção ao chile, África do Sul, Portugal e Ilhas Canárias.

Em 2019, tivemos outro evento importantíssimo, que impulsionou com força a volta da elite do bodyboard nacional. O campeonato 100% feminino e que contou valiosos pontos para o circuito brasileiro, o RIO DELAS, que foi realizado em novembro na Barra da Tijuca e idealizado pela carioca, atleta profissional Nicolle Calheiros junto à secretaria de esporte e lazer do RJ.
A etapa foi sucesso absoluto e atraiu mais de 80 atletas de todo Brasil. O evento mostrou o quanto o esporte é forte e muito bem representado por tanta beleza e talento.

Para 2020 esperamos que o mercado aqueça e nossos talentosos atletas brasileiros sejam destaques mundiais novamente. 

*NR: eventos a confirmar por conta da pandemia mundial do Coronavírus.

Confira a galeria de fotos de algumas atletas que representam muito bem nosso país.



 

Comentários