Depoimento: Dr. David Szpilman da SOBRASA fala sobre o momento de crise

Coronavírus (COVID-19): quarentena do surfe


 

Dr. Szpilman  - Foto: arquivo pessoal

Confira o depoimento de David Szpilman, diretor médico da SOBRASA - Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático. Doutor David fala da importância da não propagação de fake news, respeito aos procedimentos implementados pelas autoridades, entre outros. Vale conferir. (GALERIA DE FOTOS NO FINAL DA MATERIA )

Cumprir ou não as restrições?

Queria dar um recado para os surfistas. Todos nós estamos em restrição social e isso é por um bem comum. É muito importante, mesmo sabendo que a água do mar não transmite o COVID-19, é extremamente necessário que diante dessa campanha mundial, que não insistamos em ir à praia, seja para caminhar, andar de bicicleta, surfar.

O que fazer durante esse período?

Nós da SOBRASA fizemos alguns materiais para crianças e adultos, temos cursos gratuitos na Internet, uma gama de possibilidades, para você que é surfista, que tem filhos. Temos cursos, gibis, vídeos de prevenção a afogamentos em desenho animados, entre outros. Sugiro vocês confiram nosso site: www.sobrasa.org. É um ótimo momento para educar sua comunidade com relação aos afogamentos, que é a principal causa de mortes em surfistas.

Como as fake news podem nos prejudicar?

Nós formadores de opinião temos um grande papel, uma grande responsabilidade ao transmitir informações em nossos grupos e mídias sociais. Verifique antes de compartilhar, se aquela matéria é verdadeira. Siga as orientações dos órgãos de saúde responsáveis e oficias. Qualquer outra fonte deve ser checada, pois uma informação errada pode matar uma pessoa nesse momento.

Que medida tomar com relação aos medicamentos?

A cada hora aparece alguma coisa na internet, sobre o que deve ser feito, o que deve ser usado para tratar ou mitigar os efeitos do Coronavírus. A maioria delas não tem base científica nenhuma. É muito importante entendermos que quando um médico receita um remédio, ele já foi testado várias vezes. E como não tivemos tempo para nos preparar, surge uma avalanche de propostas por conta do desespero da situação. Então na dúvida, não passe a informação.

 

O Ricosurf vai continuar falando com nossos parceiros mundo afora, procurando informações relevantes do mundo do surfe. ALOHA!

Exclusivo: Carlos Burle fala de sua rotina em tempo de quarentena, no Havaí

Relato: Fipa Freitas, surfista brasileiro fala de seu dia a dia em L.A

 

Bob Franco surfista e chefe aposentado do depto de bombeiros de LA fala da situação em Los Angeles

 

Fato inédito: Havaí não terá guarda-vidas nas praias

 

Depoimento: Dr. David Szpilman da SOBRASA fala sobre o momento de crise

 

 

 

 

 

Comentários