Galeria Arpoador - Surfistas limpam o Parque Garota de Ipanema

Todo o tipo de detrito foi encontrado pelos voluntários


No último sábado, 07 de outubro, a associação de surfistas da praia do Arpoador - Arpoador Surf Club, em parceria com o Movimento Arpoador Seguro, realizou mais um mutirão de limpeza no Arpoador, dessa vez dentro do Parque Garota de Ipanema.

Foto: Claudio Franco.

Foto: Claudio Franco.



Surfistas, moradores, comerciantes e frequentadores em geral se uniram para coletar o lixo jogado na vegetação do Parque, que é uma APA - Área de Proteção Ambiental. Todo o tipo de detrito foi encontrado pelos voluntários, desde os mais comuns como camisinhas, garrafas, copos e embalagens plásticas, até os mais inusitados, como colchões, travesseiros, roupas, calçados e até carcaças de televisão.

Muitos desses lixos estavam lá há anos, e provavelmente permaneceriam por muito mais tempo já que nem mesmo os profissionais da COMLURB, presentes diariamente no Parque, conseguem dar conta do recado, especialmente nos locais com acesso mais complicado.

Segundo Guilherme Aguiar, presidente do ASC, o objetivo deste mutirão foi chamar a atenção do poder público e da sociedade para a degradação ambiental decorrente da ocupação irregular desta APA, uma das mais belas e abandonadas da cidade: “A solução é ocupar o Parque com atividades e serviços que atraiam as famílias e que gerem receitas que possam ser parcialmente revertidas em segurança e outras melhorias. Porém, se por um lado é extremamente complicado e burocrático fazer qualquer coisa legalizada ali, por outro é ‘permitido’ que haja mais de 40 pessoas residindo dentro do Parque, fazendo suas necessidades na vegetação, consumindo drogas, se prostituindo, assaltando os turistas etc”.

O instrutor de surf Jean Carlos liderou um grupo de alunos da escolinha Surf-Glória para passar noções de cidadania aos mais novos, que ficaram impressionados com o que viram. Segundo Jean, “todo o lixo recolhido no mutirão não representa nem 1% do que ainda tem lá”. Infelizmente...

O instrutor de surf Jean Carlos participou da ação com seus alunos. Foto: Claudio Franco.

O instrutor de surf Jean Carlos participou da ação com seus alunos. Foto: Claudio Franco.



Já Roberto Motta, líder do Movimento Arpoador Seguro, enxerga um problema maior de segurança por trás do abandono do Parque. “Segurança é a base de tudo. Moramos em uma das áreas mais bonitas do país e vivemos com medo. Assistimos moradores e turistas sendo agredidos e roubados todos os dias. Isso precisa acabar. Só a união dos moradores e comerciantes pode transformar o Arpoador em um local seguro para se visitar, trabalhar e morar, e devolver a paz aos turistas e às nossas crianças”.

No fim da ação, a COMLURB, sempre parceira do ASC nos mutirões de limpeza, se encarregou de levar embora a montanha de lixo coletada pelos voluntários, que pretendem multiplicar este movimento para, em um futuro próximo, tornarem o Parque Garota de Ipanema um local limpo e seguro para as famílias frequentarem.

Agradecemos a todos que nos ajudaram a realizar este Mutirão! Juntos somos mais fortes!

Comentários