Galeria Hawaii - Swell faz Waimea Bay bombar em plena primavera

As ondulações não param de bombar no North Shore de Oahu



Ricardo Taveira e Wakita numa bomba. Foto: Gary Miyata.

Já estamos quase no final da temporada de surf, mas as ondulações não param de bombar no North Shore de Oahu.  Desde Janeiro temos recebido muitas ondulações grandes do quadrante Oeste, o que fez Pipeline quebrar de galar por quase 3 meses consecutivos.

Por causa do angulo dessas ondulações (super de oeste) e do alto período (18-22 segundos), lugares como Sunset e Pipeline, que tem suas bancadas propriamente direcionadas para receber esse ângulo de ondulações, atraem a energia das ondas que chegam nessa costa com muita intensidade. Por isso Pipe e Sunset tem quebrado de gala durante o inverno inteiro.  Isso é denominado refração pelos oceanográficos.

Como a forte ondulação da última sexta-feira teve um pouco de influência de Noroeste, isso fez com que a refração da bancada de Waimea recebesse melhor a direção desse swell. Sem dúvida a última sexta-feira foi o melhor dia surf da temporada em Waimea Bay. Tivemos verdadeiras ondas de 18 pés sólidas!

Isso pegou muita gente de surpresa, pois todos esperavam que Pipeline acordaria de gala mais uma vez. O dia amanheceu com um ar diferente, Pipeline estava grande, com séries fechando no terceiro reef. Algumas pessoas ainda se jogaram em Pipe, mas o dia foi realmente de Waimea Bay.

As 8h da manhã vi a primeira série de 18 pés entrar. O céu azul e o vento terral soprando de frente, diretamente do vale. A ondas marchavam na baía com séries de 4 a 5 ondas e 10 cabeças na água. Corri para aproveitar, pois sabia que iria ficar crowd como de costume, mas por incrível que pareçam surfamos toda manhã com um crowd bem tranquilo, a maioria amigos que surfam o lugar frequentemente.

É bem provável que esse será o último swell de Waimea da temporada e tivemos a sorte de fechar com chave de ouro. Ainda temos abril inteiro de altas ondas por aqui antes que acabe de vez a temporada de surf, e dá início a temporada de mergulho. Pra quem não sabe, o North Shore de Oahu vira um paraíso para mergulhadores nos meses de verão. Época que eu trabalho muito por aqui, pois sou mergulhador.

Estou retornando ao Brasil para ministrar mais cursos de apneia e sobrevivência para o surf nas cidades de Santos, Ubatuba, São Paulo e Rio de Janeiro em maio e junho. Também ministrarei os cursos no Chile e em Puerto Escondido no México. Para mais informações do curso e-mail info@hawaiiecodivers.com.

Ricardo Taveira é surfista, mergulhador profissional, instrutor de apneia e proprietário da Hawaii Eco Divers & Surf Adventures (www.hawaiiecodivers.com) empresa de mergulho, surf e ecoturismo no North Shore de Oahu.

Gary Miyata é fotógrafo profissional de surf e surfista aposentado da geração dos Waikiki Beach Boys. Já quase aos 60 anos a paixão dele é a fotografar surf, principalmente quando Waimea está quebrando.  Para conhecer mais o trabalho do Gary conheça o site www.garymescreations.com.

A Hawaii Eco Divers oferece serviços de viagem completos, incluindo acomodações, transporte, atividades turísticas e total assistência aos brasileiros que pretendem viajar ao Hawaii. Ela também oferece pacotes de viagem personalizados e tem parceria com a melhores agências de viagem surf e mergulho do Brasil.

Comentários