Galeria Ondas Grandes - Aberta a temporada das bombas em Nazaré

Fotógrafo Joel Braga registrou a sessão e fez um relato


Estive na Nazaré no domingo passado (24) para o primeiro swell da temporada que esta começando cedo este ano. Ainda nem estamos em outubro e a primeira sessão já rolou. A previsão era de ondas de 4m a 7m, mas acho bem possível que as maiores ondas tenham passado disto.

Nazaré, Portugal. Foto: Joel Braga.

Nazaré, Portugal. Foto: Joel Braga.



Cheguei no Farol um pouco antes das 8 da manha e o dia começava com uma névoa fria que me fez questionar se as condições seriam boas para o surf. Um pouco mais tarde vi o movimento de alguns surfistas que passavam pelo Farol para fazer um "reconhecimento de terreno” e começaram a se dirigir para a área de onde saem os jet skis. Bom sinal.

Por volta das 11 da manha, já com o sol brilhando forte num céu azul quase sem nuvens, o primeiro jet ski apareceu e depois de um tempo avaliando as condições o espetáculo começou.

Não foi uma sessão épica, por conta do tamanho das ondas, mas testemunhei mais uma vez o espetáculo da natureza em que o canyon submarino amplifica as ondas e os/as surfistas e waterman/waterwomen locais e internacionais aplicam todo o seu treinamento, talento e coragem para desafiar a natureza.

Estiveram por lá, entre outros, Sergio Cosme, Joana Andrade, Garrett e Landon McNamara, Sebastian Steudtner e Nuno Santos "Violino". Peco desculpas aos que não consegui identificar.

O público, como sempre, compareceu. Mulheres, homens, crianças, jovens, adultos e seniors; ouvia-se os mais diversos idiomas e via-se os mais estilos diversos. Fotógrafos, espectadores, cinegrafistas, curiosos ou admiradores do esporte, o denominador comum era a vibração com o espetáculo.

Alguns momentos de tensão, mas final feliz para todos.

Agora, resta esperar o próximo swell e, enquanto isto, curtir o EDP Billabong Pro (QS masculino) e o Cascais Pro (CT feminino).

Comentários