Galeria Ondas Grandes - Maya, Lucas e Marcelo representam em Nazaré

Veja o relato e os cliques que o fotógrafo Joel Braga fez da sessão intensa do dia primeiro de janeiro no pico português


A ano de 2018 começou em grande forma em Nazaré. Ainda no escuro, os surfistas já se preparavam para estar na água ao clarear do dia. As expectativas eram altas e ainda que não tenha sido um dos dias gigantes já vistos na Praia do Norte, creio que ninguém saiu desapontado.

Lucas Chianca numa montanha d'água em Nazaré. Foto: Joel Braga.

Lucas Chianca numa montanha d'água em Nazaré. Foto: Joel Braga.



Além dos frequentadores habituais da pacata vila que vem se tornando numa Meca do surf de ondas grandes, como Justine Dupont, Ross Clarke-Jones, Sebastian Steudtner, Nuno Santos "Violino" e dos brazucas já quase locais como Maya Gabeira, Lucas Chianca e Marcelo Luna, estavam presentes tambem vários nomes do Big Wave Tour como Mick Corbett, Jerome Sayoun, Axi Muniain e Rafael Tapia entre vários outros.

As condições não estavam ideais e variaram bastante durante o dia, dificultando a vida dos surfistas (e dos fotógrafos e cinegrafistas também...). Em alguns momentos a névoa dificultava a visão para quem estava em terra e imagino que para os que estavam no mar as coisas ficavam ainda mais difíceis. Numa onda do Marcelo, a água estava tão branca de espuma, que mais parecia que ele estava de snowboard numa montanha coberta de neve.

Veja também: Vídeo Ondas Grandes - Festa do ano novo nas bombas de Nazaré

Em alguns momentos, o trânsito dentro d'água parecia tão intenso quanto o da Marginal em São Paulo ou da Ponte Rio-Niterói em véspera de feriado. Cheguei a contar 4 jetskis e três surfistas numa só onda....

Marcelo Luna dropou numa bomba enorme e pagou o preço quando quase foi devorado pelo monstro de espuma branca que o atirou para o alto como se fosse um boneco de pano. Felizmente a turma do resgate estava a postos e três jets skis partiram na sua direção. "Violino" foi o primeiro a chegar e logo levou Marcelo de volta para o line up.

Marcelo Luna quase foi devorado pelo monstro de espuma branca. Foto: Joel Braga.

Marcelo Luna quase foi devorado pelo monstro de espuma branca. Foto: Joel Braga.



Uma das ondas do Sebastian foi a terceira de uma série assustadora pelo tamanho e força.

Maya se concentrou em garantir que seu cinegrafista estivesse a salvo para documentar o espetáculo de dentro d'água, num ângulo que acredito ser insuperável para dar uma sensação real do que são os monstros que os surfistas encaram em Nazaré.

Não me atrevo a opinar se a onda do dia foi do Lucas, Sebastian, Axi ou Marcelo.... Para mim, cada um dos que lá esteve, deixou sua marca e fez o público vibrar.

O swell continua e ainda devemos ter muitos momentos emocionantes nesta temporada.

Comentários