Galeria PENA Paracuru Pro - Profissionais dão show

O segundo dia do Circuito Cearense de Surf foi recheado de emoções. Destaque para os visitantes que arrancaram dinco das oito vagas para as semifinais da Pro


O segundo dia do PENA Paracuru Pro, etapa de abertura do Circuito Cearense de Surf 2019, marcou a estreia da mais esperada categoria da competição, a Profissional. Contudo, não foram os principais astros da competição que iniciaram o sábado, 16, na paradisíaca Praia do Ronco do Mar, localizada no município de Paracuru, a cerca de 90 km da Capital Cearense.

Amando Tenorio. Foto: Lima Jr.

Amando Tenorio. Foto: Lima Jr.



Quem abriu os trabalhos do sábado foram os principais astros entre os amadores, os instigados atletas da categoria Open, com as baterias do segundo round. Só depois deles que os profissionais entraram em ação, agitando as areias do Ronco com manobras modernas e incendiando as disputas na água.  

Destaque para os visitantes que abocanharam cinco das oito vagas nas semifinais. Entre eles Armando Tenório, de Alagoas, que na quarta bateria do segundo round cravou um 9.5 pra avançar em primeiro para as quartas de final em uma bateria duríssima:

"A bateria foi irada! Na primeira fase eu não tinha me achado nas ondas... a maré 'tava' um pouco seca, não tava muito conectado... Mas eu procurei manter a cabeça no lugar. Sabia que o mar estava difícil e a bateria ia ser forte contra o Edvan (Silva), o Mathias (Ramos) e o Israel (Junior-RN)... Ali eu peguei a primeira onda que veio na série, sabia que tinha de fazer uma onda boa pra passar a bateria e me garantir... estou feliz por ter conseguido alcançar esse high score, de estar aqui no Paracuru, pra abertura do Circuito Cearense e ter mostrado um pouco do meu surf em um circuito muito difícil devido à quantidade de bons atletas. Agora é manter o foco para a próxima fase", declarou Armando.

Foto: Lima Jr.

Foto: Lima Jr.



Além de Armando, também garantiram vaga nas semi os potiguares, que sozinhos ficaram com a metade das vagas nas semi, representando uma concreta ameaça à festa cearense na conquista da ponta da corrida pelo título de Campeão Cearense Profissional.

Mas, como no primeiro lugar do pódio "só pode existir um", todas as esperanças cearenses estão depositadas nos três guerreiros que conseguiram vagas nas semi. Apesar da desvantagem numérica, os cearenses contam com outras armas, como o conhecimento profundo do pico, a pressão da torcida sobre os visitantes e o talento natural do surfista alencarino.

Logo na primeira bateria das semi o local de Paracuru, Jannifer Sousa, que surfou muito neste sábado, avançando todas as baterias que disputou, na primeira colocação, buscará se manter vivo na competição garantindo uma vaga na grande final. Se conseguir manter a calma nos momentos decisivos, Jannifer é um forte candidato ao título, literalmente, em casa. Com ele nessa mesma bateria entra Juvemar Silva, outro profundo conhecedor das direitas do Ronco do Mar.

Jannifer Sousa. Foto: Lima Jr.

Jannifer Sousa. Foto: Lima Jr.



Na bateria seguinte é a vez de Artur Silva enfrentar três potiguares sedentos por vitória, Alan Jhones, José Júnior e Madson Costa, que certamente não hesitarão em utilizar todo o arsenal de manobras que dispõem, lapidadas nas perfeitas direitas do Pontal de Baía Formosa-RN, para garantir as duas vagas na final, já que, com três atletas na bateria, uma eles já têm. Será uma batalha eletrizante de se acompanhar!

Entre os amadores destaque para Arthur Vilar, da Paraíba, Ariane Gomes, na Feminino Júnior, Mayara Oliveira, na Feminino Open e Alexandre Gonçalves, na Master, que conquistaram vaga na final avançando nas semifinais com as maiores notas.

CRONOGRAMA DE DOMINGO (sujeito a alterações)

O domingo começa com o show da categoria mais clássica do circuito, a Longboard, e os atletas prometem esbanjar elegância e versatilidade em suas modernas manobras de footwork, para impressionar os árbitros e público presente.

Na sequência as categorias que ainda não definiram seus finalistas entram na água: Sênior, Open Masculino, Kahuna, Longboard e Profissional. Depois, todos os finalistas se enfrentarão definindo os nomes dos 13 líderes do Circuito Cearense de Surf 2019.

Sobre os 30 anos de Circuito Cearense de Surf

Há 30 anos, mais precisamente em 1989, nascia o Circuito Cearense de Surf, certame que ao longo de três décadas revelou talentos e serviu de base para grandes eventos que trouxeram para o Ceará alguns dos maiores astros do surf brasileiro e mundial.

Muitos atletas, hoje Top WCT, tiveram importante passagem pelo circuito cearense como Michael Rodrigues (local da Praia do Futuro) e Silvana Lima (local da Praia do Ronco do Mar, em Paracuru), competidores vorazes, forjados na base do Circuito Cearense, que conquistaram praticamente todos os títulos das categorias amadoras e na Profissional e hoje são astros do Circuito Mundial de Surf da World Surf League.

Outros, como os potiguares Jadson André e Italo Ferreira, também tiveram no Circuito Cearense um importante degrau na conquista do sucesso profissional. Filipe Toledo e Gabriel Medina também já visitaram o Ceará em eventos nacionais criados a partir da credibilidade construída ao longo dos anos pelo Cearense de Surf, tido como um dos mais competitivos do Brasil. E foi essa reconhecida competitividade que possibilitou o surgimento de grandes nomes do surf como Fábio Silva (Campeão Mundial ISA), Tita Tavares (Campeã Mundial WQS), Pablo Paulino (Bicampeão Mundial Pro Junior), dentre muitos outros grandes nomes que contribuíram para colocar o Ceará em um dos lugares de maior destaque no cenário esportivo nacional.

Segundo o Presidente da Federação de Surf do Estado do Ceará, Amélio Júnior, o Circuito Cearense de Surf é o mais antigo certame estadual da modalidade, em todo o território nacional, e que nunca foi interrompido, sendo esta a 31ª edição da competição.  

Assim, atletas e simpatizantes têm motivos de sobra para comemorar essa data tão importante e celebrar juntos a abertura de mais uma corrida pelos cobiçados títulos do Circuito Cearense, contará com quatro etapas que serão realizadas ao longo do ano de 2019.

TRANSMISSÃO AO VIVO

Assista ao evento Ao Vivo, pela internet, através do link: http://surfbyte.com.br/aovivo/.

O PENA Paracuru Pro conta com o patrocínio de PENA Surf Wear e Prefeitura de Paracuru (SEJEL/SETUR). Apoio: D'Cofibras, Malhas Menegotti, Revista Beach Show, Hotel Vento Brasil, ASCEFED e ABRASP. Realização: Federação de Surf do Estado do Ceará e Top 16 Promoções.

Hotel Oficial do Evento: VENTO BRASIL (85 997120019)

Comentários