Galeria e Vídeo Indonésia - Sobre as águas das ilhas Mentawai

Seis amigos "moram" em Mentawai durante 12 dias




Se dissermos que o sonho de qualquer surfista é surfar ondas perfeitas, o que diríamos sobre morar nas ondas perfeitas?

Foi isso o que eu e 5 amigos fizemos durante 12 dias, em maio de 2016 nas Ilhas Mentawai, na Indonésia. Nós moramos nas ondas mais perfeitas do planeta, por um período.

Nossa casa foi um confortável barco de 78 pés chamado Southern Cross. Nossos vizinhos, a mais atenciosa e hospitaleira tripulação que se pode imaginar em um charter boat. Nosso quintal foram as longas paredes e os tubos cristalinos onde pudemos brincar por longas horas sem pressa para voltar para casa.

Surfamos uma grande quantidade de ondas, e o mais importante, uma grande quantidade delas com ninguém mais do que os amigos, os peixes e os corais – essa é uma das vantagens de se morar em uma residência flutuante, as possibilidades são infinitas.

As famosas Macarronis, Green Bush, Thunders, Hollow Trees, as não tão famosas Scare Crows, Roxys, Bintangs, The Hole, Lighthouse e Moots e as anônimas (que obviamente deixariam de ser anônimas se os seus nomes fossem aqui mencionados) foram surfadas. Três bons swells foram pegos. Muitos tubos foram feitos (muitos cortes e arranhões também). E, o mais importante de tudo, algumas Bintangs e muitas risadas foram dadas ao final de cada dia.

Morar em ondas perfeitas representa muito mais do que somente surfar ondas perfeitas. É acordar com o barulho do mar, pular na água ainda no escuro, saber exatamente onde e quando o sol vai nascer, qual o sentido do vento que irá soprar, onde irá chover, como a maré vai se comportar e quais os efeitos disso tudo para todos nós.

É viver no oceano e do oceano, aproveitando aquilo que ele tem para oferecer. É acima de tudo aprender e respeitar o mar e as demais forças da natureza. É entender que também somos parte desta natureza e que devemos nos aproximar dela, ao invés de nos afastar cada vez mais. Morar em ondas perfeitas é muito mais do que um sonho, é uma experiência que não só todo o surfista, mas todo ser humano deveria experimentar.

Depois de uma viagem como esta, é difícil parar de pensar em quantos "tubos da vida" estão quebrando lá agora, neste exato momento, sem uma alma viva para desfrutar da sensação maravilhosa de estar dentro deles.  Enquanto escrevi este texto provavelmente milhares, desde que foi escrito até agora, talvez milhões... Se não podemos morar nestes tubos perfeitos para sempre, 12 dias já fazem uma grande diferença. Palavra de quem já foi 4 vezes e ainda irá muito mais.

Comentários