Saquarema - Associação realiza ação social “Banho de Mar Assistido”

Ação aconteceu no último domingo, dia 18, na praia de Itaúna


A Associação de Surf de Saquarema, por intermédio da equipe social e de parte da diretoria, desenvolveu junto com o grupo "Pais EFICIENTES de Saquarema" uma atividade de recreação inclusiva. Vinte e cinco crianças juntas de seus pais participaram da ação que aconteceu na praia de Itaúna, em frente à sede da Associação.

Ação Social "Banho de Mar Assistido", Praia de Itaúna, Saquarema. Foto: Luciano Santos Paula.

Ação Social "Banho de Mar Assistido", Praia de Itaúna, Saquarema. Foto: Assessoria de Imprensa ASS.



A ideia do "Banho de Mar Assistido" surgiu quando uma das mães do grupo viu na página de Diretor Social da ASS, Dr. Marcelo Mourão, que é psicologo, algumas postagens sobre inclusão que ele já vem desenvolvendo há quase uma década, unindo a saúde mental com o surf. A mãe viu ali as dificuldades que ela e outras têm: a integração dos filhos à acessibilidade em atividades normais do nosso cotidiano.

Visando o bem estar de suas crianças, as mães aderiram projeto da ASS e o primeiro contato foi feito com a diretora técnica do grupo "Pais EFICIENTES de Saquarema", Betuvia Filgueira, que, de pronto, aceitou a parceria com a Associação de Surf de Saquarema.

O sucesso foi tão grande e teve uma ótima aceitação, por isso que a partir desse primeiro trabalho a Associação vai desenvolver dentro do calendário outros eventos nos mesmos moldes. A ideia é convidar outras entidades para trazerem seus assistidos, como LACES, PESTALOZZI, CITTRADEQ e APAE de ARARUAMA, entre outras, voltadas para desenvolvimento físico/cognitivo com atividades executadas no contato com o mar.

Ação Social "Banho de Mar Assistido", Praia de Itaúna, Saquarema. Foto: Luciano Santos Paula.

Ação Social "Banho de Mar Assistido", Praia de Itaúna, Saquarema. Foto: Assessoria de Imprensa ASS.



A ASS contou com a presença do guarda-vidas e big rider Marcos Monteiro, e também do guarda-vidas local Jean Pierre. Os dois coordenaram os outros monitores garantindo total segurança aquática.

Foi muito prazeroso ver o sorriso puro e sincero das crianças expressando algo muito importante na vida delas: o primeiro contato com o mar. A ação social foi super positiva na saúde mental desses anjinhos e é inexplicável a alegria dos integrantes da ASS que foram misturadas com a deles.

Após o resultado super positivo, a Associação de Surf de Saquarema já planeja aumentar esse tipo de tarefa social, porém, para isso, necessita de ajuda para adquirir equipamentos como pranchas soft, cadeira anfíbia, tendas para proteção dos assistidos, bolas de pilates e outras peças para atividades, além de rampa para que os cadeirantes possam ter acesso ao local do encontro. A Associação está aberta a qualquer ajuda e doação, tanto em peças novas ou usadas.

Contato: imprensa@assaquarema.com.br

Comentários