Wavegarden a caminho de São Paulo

"São mil ondas por hora, sob medida para os mais experientes no esporte e para os que estão surfando suas primeiras ondas, sejam adultos ou crianças", detalha Oscar Segall, da KSM.


A primeira praia com ondas artificiais para surf do Brasil começa a se tornar realidade. A gestora de ativos imobiliários KSM e a Fazenda da Grama, condomínio de alto padrão no interior de São Paulo, são os responsáveis pelo lançamento da Praia da Grama, empreendimento inédito no mercado imobiliário nacional. Com paisagismo de Benedito Abbud, arquitetura assinada por Gui Mattos e tecnologia de ondas da empresa espanhola Wavegarden, o projeto vai recriar, no campo, o ambiente, a atmosfera e o estilo de vida do litoral. A apenas 50 minutos da capital, a Praia da Grama faz parte da nova fase de expansão da Fazenda.

Fazenda da Grama.

Fazenda da Grama.



Exclusiva para os moradores e seus convidados, a Praia da Grama será implantada em uma área de 91 mil m2 dentro da Fazenda. Com uma faixa de areia de meio quilômetro de extensão, emoldurada por vegetação nativa da mata atlântica, contará com estrutura de lazer e relaxamento, como restaurantes, academia com piscina coberta, spa, bar, salão para eventos, quadras de beach-tênis e beach-vôlei.

Para os amantes do surf, a KSM trouxe para o Brasil a tecnologia Wavegarden. Desenvolvida no País Basco, é uma das mais completas do mundo, capaz de produzir ondas de 0,5 a 2 metros e diferentes graus de dificuldade. "São mil ondas por hora, sob medida para os mais experientes no esporte e para os que estão surfando suas primeiras ondas, sejam adultos ou crianças", detalha Oscar Segall, da KSM.

"Existem cerca de 20 países implementando essa tecnologia atualmente, mas estou especialmente empolgado com o projeto brasileiro, que envolve famílias inteiras em algo que antes era aproveitado apenas por surfistas", afirma Fernando Odriozola, fundador do Wavegarden.

Fazenda da Grama.

Fazenda da Grama.



"O projeto vai muito além de um espaço para prática do surf. É uma verdadeira praia, onde toda a família vai estar reunida para viver novas experiências e desfrutar das diversas opções de lazer, esportes, relaxamento e gastronomia", explica Segall.

Com uma área total de 3,3 milhões m2, que contempla um total de 467 lotes, sendo 273 lotes das fases 1 e 2, com cerca de 100 casas já construídas, e 194 lotes das fases 3 e 4, a Fazenda da Grama é um dos mais exclusivos condomínios do interior de São Paulo, um empreendimento consolidado, que conta com extensas áreas de natureza exuberante e diversas opções de lazer, além de possuir um dos cinco melhores campos de golf do país. "A Praia da Grama virá complementar essas opções, oferecendo novas e completas experiências às famílias junto à natureza", conclui Segall.

A Praia da Grama faz parte do lançamento das Fases 3 e 4 de expansão da Fazenda da Grama, em que serão comercializados, no total, 194 lotes. Na Fase 3, que será lançada em junho, estarão disponíveis 84 lotes de 2.200 a 3.300 metros quadrados, com entrega prevista para outubro de 2020, quando também será concluído o complexo Praia da Grama. Logo após a entrega da Fase 3, será lançada a Fase 4, composta por 110 lotes com as mesmas metragens da anterior. A comercialização está a cargo da imobiliária de alto padrão, Bossa Nova Sotheby's.

PAISAGISMO E ARQUITETURA

Para criar o ambiente, a atmosfera e o estilo de vida do litoral, foram convidados o paisagista Benedito Abbud e o arquiteto Gui Mattos. Desde a implantação, que definiu o posicionamento da água em frente a uma encosta de mata nativa, que remete à Serra do Mar e brinda os usuários com um por do sol na água, o paisagismo da Praia da Grama recria em detalhes uma praia real.

"Vamos trazer vegetação de grande porte, pedras, areia, tudo natural e integrado com a arquitetura das amenities que, assim como em uma praia preservada, ficam pouco visíveis em meio à natureza", explica Benedito Abbud.

Responsável pelo projeto arquitetônico das estruturas de lazer do complexo, o arquiteto Gui Mattos apostou no compartilhamento do espaço entre os moradores, projetando edificações abertas e térreas, totalmente integradas à natureza ao redor. "Criamos uma espécie de anfiteatro, emoldurando a faixa de areia, cujo ponto central parte do eixo da piscina de ondas. São construções radiais, abertas, como se fossem grandes varandas voltadas para o mar", conta Gui Mattos.

AGROFLORESTA

A implantação de Agroflorestas em uma área de mais de 60 mil m2 de mata e nascentes da Fazenda da Grama é outro grande diferencial do projeto.

Tendência mundial na produção de alimentos, a ciência agroflorestal começou a ser desenvolvida pelo suíço Ernst Gotsch que, no início dos anos 80, veio para o Brasil e, no interior da Bahia, criou uma pujante floresta de alimentos em uma terra degradada.

"Aproveitaremos áreas verdes do condomínio para criar esses ambientes de produção orgânica e natural de frutas, verduras, temperos, dentro do conceito que cada vez mais chama a atenção pelos seus benefícios", diz Oscar Segall.

Por meio de trilhas criadas pelo paisagista Benedito Abbud, os moradores terão acesso a esses ambientes, onde poderão colher seus próprios alimentos – frutas, verduras, legumes, temperos – e aprender como os mesmos são produzidos.

Segall explica que a ideia é dar às famílias um espaço de contato com a natureza, resgatando práticas que foram se perdendo ao longo do tempo. "Principalmente para as crianças que, em sua maioria, nunca tiveram acesso a esses valores".

SOBRE A FAZENDA DA GRAMA

Lançada em 2004, a Fazenda da Grama foi incorporada pela Jaguari Comercial e Agrícola e pela Terras Novas Administração e Empreendimentos. São empresas sólidas, com meio século de atuação bem-sucedida nas áreas imobiliária, agropecuária e de participações. Localizada em Itupeva, a 50 minutos de São Paulo, a Fazenda da Grama tem acesso fácil pelas rodovias Bandeirantes e Anhanguera. Com uma área total de 3,3 milhões de metros quadrados, o condomínio oferece terrenos amplos, vegetação exuberante e grande diversidade de pássaros. A estrutura oferece ampla variedade de atividades ao ar livre, como Campo de Golf, Clube House, Club Social, Casa do Lago, Pousadas e trilhas para caminhadas, entre outros.

SOBRE A KSM

A KSM nasceu em abril de 2014 e tem como sócios Oscar Segall, Raul Amorim de Souza, João Amorim de Souza Neto, Caio Segall e o Banco Modal. O objetivo da KSM é atuar como gestora de investimentos em ativos imobiliários. A empresa traz para o mercado um grande diferencial, aliando o vasto conhecimento do setor imobiliário de Oscar Segall, que comandou durante 15 anos a incorporadora Klabin Segall, com a expertise do Banco Modal em operações estruturadas.

Comentários