FECAB comemora ano de expansão do Bodyboarding

Entidade coloca atletas no topo da elite do esporte


A FECAB - Federação Catarinense de Bodyboarding celebra a chegada do final do ano. Isso porque participou ativamente para recolocar o esporte em evidência, além de elevar atletas ao topo do Bodyboarding nacional.

Luis Villar e Eder Luciano. Foto: Moacir Kienast.

Luis Villar e Eder Luciano. Foto: Moacir Kienast.



Este ano foi marcado como o ano da reestruturação do Bodyboard brasileiro, com uma nova diretoria na Confederação Brasileira de Bodyboarding, entidade responsável pelo esporte no Brasil.

Um movimento liderado por atletas da elite do esporte, sendo um deles o catarinense tricampeão mundial do ISA GAMES, Eder Luciano, tratou de dar o pontapé inicial desta reorganização, elegendo o catarinense Jarbas Soares como novo presidente da CBRASB.

Em sequência, o estado recebeu a Troféu Brasil de Bodyboard, evento realizado na praia do estaleirinho em Balneário Camboriú onde se definiram os campeões brasileiros da modalidade em 2017.

Rquel Friedrich. Foto: arquivo pessoal.

Rquel Friedrich. Foto: arquivo pessoal.



Havia dois anos que o circuito brasileiro de bodyboarding não acontecia.

Neste evento, a FECAB colocou quatro atletas entre os top 8 profissionais brasileiros, Eder Luciano, Luis Villar e Fernando Gomes entre os homens e Raquel Friedrich entre as mulheres. Além disso, três finalistas da categoria master foram de Santa Catarina, Douglas Junior (Dojule) em segundo, Ronaldo Figueiredo em terceiro e Marco Maciel em quarto.

"Assumi à presidência da CBRASB com o intuito de aglutinar as forças do Bodyboard nacional em torno do propósito comum que é o crescimento do esporte. Juntamos todas as forças através de representantes das federações estaduais e do conselho de atletas, liderados pelo Eder (Luciano). Deixo a presidência da FECAB após muitos anos e parto para uma jornada maior," diz Jarbas Soares, presidente da CBRASB. Com a saída de Jarbas Soares da federação catarinense, quem assume o comando da entidade é seu vice, Moacir Kienast.

Eder Luciano. Foto: Maionara Spengler.

Eder Luciano. Foto: Maionara Spengler.



Campeões definidos também no circuito catarinense

Com tantas situações organizacionais e responsabilidades assumidas pela nova diretoria, o circuito catarinense fechou com apenas uma etapa, realizada também na praia do Estalerinho, onde consagrou Eder Luciano e Francis Aoto os campeões profissionais de 2017. Esse foi o nono título estadual de Eder. Devido a crise, outras quatro etapas programadas para este ano não aconteceram, podendo acontecer em 2018.

O melhor atleta do estado é bodyboarder

Para encerrar o ano e completar a festa, Eder Luciano foi eleito o atleta do estado de Santa Catarina em 2017, em eleição realizada por votação do público para escolha dos finalistas e votação do campeão pelo conselho estadual do esporte. O prêmio Guga Kuerten de excelência ao esporte teve mais de dez mil votos computados, e mais de 100 atletas disputando as categorias. O bodyboard catarinense ainda teve mais três representantes entre os finalistas de outras categoria.

Guga Kuerten, Eder Luciano e o secretário estadual de Esportes, Cultura e Lazer Leonel Pavan. Foto: divulgação.

Guga Kuerten, Eder Luciano e o secretário estadual de Esportes, Cultura e Lazer Leonel Pavan. Foto: divulgação.



A FECAB mantém seu canal institucional no endereço fecab.com.br e também página no Facebook.

O ranking completo do Troféu Brasil de Bodyboard está no site cbrasb.com.br.

Comentários