http://ricosurf.com.br/themes/ricosurf/

Canal Furnas - Bimba na expectativa das Olimpíadas Rio 2016

Autor: Administrador
Data da publicação: 22/07/2016 - 00:00h
Atleta de Furnas, Bimba. Foto - Divulgação.

Esse é um ano muito especial para o atleta de Furnas, Ricardo Winicki, o Bimba. O carioca irá competir na prancha a vela nas Olimpíadas que acontece entre os dias 05 a 21 de agosto, no Rio de Janeiro. Sendo assim, a equipe do Ricosurf bateu um papo com o atleta para saber um pouco mais sobre a sua expectativa para o grande evento.

Segundo o atleta, o amor pelo esporte veio de berço. Bimba nasceu no Rio de Janeiro, mas com 7 meses foi morar em um sítio no sul da Bahia com sua família, em uma época em que não havia luz, nem televisão e muito menos telefone. Sua maior diversão era brincar no mato, tomar banho de rio e praticar esportes. Para Bimba, sua maior fonte de inspiração foi seu pai que fazia mergulho, velejava e praticava windsurfe já naquela época. Com 2 anos o atleta começou a demonstrar sua paixão pelo esporte.

“Meu pai me conta que eu pedia para ele me levar na prancha. E se ele não me levasse eu ficava chorando na areia da praia e ia nadando atrás dele, mar a dentro. Nadava até ele me pegar. Ele achava curioso porque meus irmãos mais velhos nunca fizeram isso. Mas desde que me conheço como gente eu me lembro deu agarrado na perna no meu pai velejando de windsurf pelos mares da Bahia.”

Atleta de Furnas, Bimba fazendo windsurf. Foto: Divulgação

Atleta de Furnas, Bimba fazendo windsurf. Foto: Divulgação



Não demorou muito para Bimba se entregar completamente ao windsurf. Aos 11 anos o atleta começou a competir e nunca mais parou.

“Eu só queria saber de treinar, comecei a treinar todos os dias da minha vida, não tinha final de semana, não tinha viagem pra montanha, nem viagem com a família, não tinha nada. As pessoas diziam que eu ia ser um dos melhores do mundo, que eu ia participar da Olimpíadas de 2000, isso ainda era em 1991. No começo eu achava que era só brincadeira, até que isso começou a ficar sério.”

Atleta de Furnas, Bimba fazendo windsurf. Foto: Divulgação

Atleta de Furnas, Bimba fazendo windsurf. Foto: Divulgação



Ficou sério mesmo, Bimba se tornou campeão mundial em 2007, além de ter conquistado outros dois vice-campeonatos mundiais (2002 e 2005) e dois títulos do Mundial da Juventude (1997 e 1998). E não para por aí, o brasileiro já participou de 5 jogos pan-americanos, além de ser o maior medalhista de pan-americano de todos os esportes do Brasil, com 4 medalhas de ouro e 1 de prata.

Esse ano o atleta estará participando da sua 5º Olimpíada e para quem acha que o brasileiro está em vantagem por ser no Rio de Janeiro, se engana. Segundo Bimba, os atletas estrangeiros já estão há 4 anos treinando na Baía de Guanabara.

"Esse é um esporte diferente de qualquer outro, você tem que ir pro local treinar, não é uma piscina, uma pista de atletismo ou um campo de futebol. Aqui tem correnteza, maré, vento, rondadas, rajadas, montanhas, ondas e lixo. Quem não estiver bem adaptado a isso não tem a menor chance de conquistar uma medalha. Além de mim, acredito que 9 atletas tenham chance de medalha. E esses atletas já estão aqui treinando há 4 anos com as equipes investindo muito dinheiro. Ser local na baia de Guanabara não é mais vantagem porque meus adversários também são."

Atleta de Furnas, Bimba fazendo windsurf. Foto: Divulgação

Atleta de Furnas, Bimba fazendo windsurf. Foto: Divulgação



Atualmente o atleta tem se dedicado exclusivamente para as Olimpíadas, treinando de segunda a sexta. Para o futuro, Bimba espera participar dos jogos olímpicos de Tóquio e continuar seus projetos sociais. "Tenho muito prazer em ajudar as pessoas, ensinar windsurf. Poder organizar uma equipe olímpica com a federação, seria muito bom. Além de poder passar minha experiência de 5 Olimpíadas para todo mundo, seria um prazer enorme.”

Redação / Por Anna Marsillac





  • Notícias relacionadas

  •  

Outras notícias de Canal Furnas







Carregando dados...

mail

Cadastre seu email e receba conteúdos exclusivos, promoções e novidades do portal .com



© 2017. Todos os direitos reservados
  • Acompanhe o Ricosurf