http://ricosurf.com.br/themes/ricosurf/

Conheça Jonas Letieri: o atleta que encontrou a superação no esporte

Autor: Administrador
Data da publicação: 30/07/2016 - 00:00h
O atleta de Furnas Jonas Letieri. Foto: Divulgação

O que você faria se perdesse os dois antebraços? Jonas Letieri decidiu virar atleta e encontrou no esporte as forças necessárias para superar o acidente que sofreu aos 26 anos de idade enquanto realizava um trabalho voluntário.

“Colocando uma placa na minha igreja, não percebi que estava tão próximo da rede elétrica e acabei levando uma descarga elétrica de 13.800 wolts, o que levou a amputação dos meus dois antebraços.”

Mas para Jonas esse acidente não foi uma perda, foi sim uma oportunidade de se tornar algo melhor. Foi neste momento que o atleta de Furnas encontrou no SUP uma forma de superar esse obstáculo. Jonas pratica SUP (Stand up Paddle) há 4 anos e compete profissionalmente há 3 anos.

“Comecei a competir no SUP aos 27 anos e não parei mais, venho participando das maiores competições de SUP Race do Brasil e do mundo.”


Jonas Letieri, atleta de Furnas. Foto: Jonas Letieri



Seu amor pelo mar começou aos 13 anos quando sonhava em ser surfista profissional e surfar as melhores ondas do mundo. Segundo o atleta, toda sua vida girava em torno do surf até que houve o acidente.

Durante um ano o atleta tentou sem sucesso surfar com todos os tipos de pranchas. Foi quando finalmente conheceu o SUP e a alegria de surfar voltou a sua vida. Mas seu começo não foi nada fácil.

“Não tive muito incentivo no começo e foi preciso muita perseverança, força de vontade e acima de tudo continuar tentando mesmo diante de tanta dificuldade. O suporte da minha família foi fundamental, nada seria possível sem a ajuda do meu pai e a incrível entrega da minha mãe, que sempre foi meu anjo da guarda.”

Com o apoio do seu treinador, Américo Pinheiro, Jonas conquistou seus melhores resultados. O atleta é campeão do Circuito Aloha Spirit 2014, na categoria 12’6”; campeão do X- Terra 2015, na categoria inflável; segundo colocado no Battle Of The Paddle Brasil, em 2014, na categoria 14 pés; terceiro colocado no Battle Of the Paddle Brasil, em 2015, na categoria 12’6” – 6 km e quinto colocado no Circuito Brasileiro, em 2015, na categoria 12’6” Race Amador.

Jonas Letieri, atleta de Furnas. Foto: Jonas Letieri

Jonas Letieri, atleta de Furnas. Foto: Jonas Letieri



Jonas treina seis dias por semana, alternando entre treinos dentro e fora d’água. Além de fazer ciclismo, natação e treinos funcionais para ajudar na preparação física, principalmente para as provas de longa distância. Para ele o patrocínio de Furnas foi muito mais que um apoio financeiro, foi o acolhimento de uma família.

“Fazer parte da equipe furnas é incrível, primeiro que sempre fui tratado não só como atleta, mas como parte de uma família, o que faz toda a diferença. Pra mim ser patrocinado por umas das maiores empresas do Brasil e fazer parte de um incrível time de atletas é realmente uma honra”.

Atualmente, Jonas tem se preparado para as maiores competições do mundo como a Molokai to Oahu que hoje é a maior prova de SUP do mundo. São 54 km de travessia em um dos canais mais profundos do mundo. Além do campeonato 11 Citys que é uma das mais longas provas de SUP, são 220 km cruzando a Holanda.

Redação / Por Anna Marsillac





  • Notícias relacionadas

  •  

Outras notícias de Canal Furnas







Carregando dados...

mail

Cadastre seu email e receba conteúdos exclusivos, promoções e novidades do portal .com



© 2017. Todos os direitos reservados
  • Acompanhe o Ricosurf