Comemoração dos 100 anos de Salvamar reúne gerações na Barra

1º serviço de salvamento do Brasil foi criado em 1917, em Copacabana.


Foi realizada neste último domingo, na Praia dos Amores, no Canal da Barra da Tijuca, a festa de celebração dos 100 anos do Salvamar.


Gerações reunidas nos 100 anos de Salvamar. Foto: Divulgação

Este foi o primeiro Serviço de Salvamento Marítimo do Brasil, criado em Copacabana, no ano de 1917, e que teve como primeiro chefe, o médico Dr. Israel Gusmão.

Os pioneiros no salvamento de afogados na praia de Copacabana foram os pescadores locais. Exímios nadadores, eles utilizavam-se de suas embarcações durante o trabalho para facilitar no auxílio às vítimas.

Em decorrência disso, alguns desses pescadores foram contratados como "Guarda-Vidas" ,e, logo após, veio o decreto nº 1.143, de 01 de maio de 1917, onde o Prefeito Amaro Cavalcanti regulamentou o banho de mar nas praias do Leme e Copacabana.

Este decreto, além de estipular os dias e horários possíveis para banho nas praias do Leme e Copacabana, oficializou o primeiro Serviço de Salvamento na orla marítima brasileira.


Jacaré, ao centro, é o Guarda-vidas mais antigo do Salvamar. Foto: Divulgação

A celebração reuniu gerações e aconteceu em clima de muita harmonia. O guarda-vidas mais antigo do Salvamar, Hélio Ramos de Oliveira, o Jacaré, esteve presente e foi homenageado pelos colegas.

Rico de Souza, outra lenda do mar, conheceu Jacaré ainda antes de começar a surfar. Segundo Rico, Jacaré era um dos seus heróis à época. "Jacaré, junto com Guto e Gigante, eram idolatrados pela garotada por serem cascas grossas e sempre encararem os mares grandes do Rio. Eu, antes de começar a surfar, praticava o bodysurf e sempre via os Gurada-vidas na praia e gostava muito do trabalho deles. Cresci com esse conceito dos guarda-vidas da época e isso me marcou bastante e acho que fez com que os surfistas tenham essa relação tão estreita com eles. Além do mais, no final da década de 80, promovi um encontro com os melhores surfistas da época, com os guarda-vidas locais. Nesse evento, os surfistas puderam aprender sobre primeiros socorros e resgates no mar".

Rico aproveita a ocasião para agradecer ao trabalho dos nosso Guarda-vidas e parabenizar pelos 100 anos de Salvamar.                  

Comentários