Exclusivo - João Vitor "Chumbinho" dropa no Ricosurf

A jovem promessa brasileira fala sobre suas expectativas


O Rio de Janeiro, mais precisamente o Arpoador, é considerado o berço do surfe brasileiro. Nomes como Daniel Friedman, Victor Ribas (terceiro colocado no CT em 1999), Pedro Henrique ( Campeão Mundial Pro Junior, em 2000) Leo Neves, Raoni Monteiro, Marcelo Trekinho, contam um pouco da história do estado tendo resultados expressivos no Circuito Mundial de Surf e no Circuito Brasileiro.

Mas desde que Raoni e Leo deixaram o circuito, não houve nenhum representante que mantivesse a tradição carioca/fluminense no cenário competitivo mundial. O último resultado com expressão internacional de um atleta do Rio foi o título de Campeão Mundial Pro Junior de Lucas Silveira.

E nesse contexto a vitória de João Vitor Chianca, o Chumbinho, 18 anos, na etapa chilena do QS 3000, Iquique Pro é um ótimo sinal de que podemos ter um representante do RJ na elite da World Surf League.

Chumbinho vem de um clã de surfistas fissurados. Seu pai, “Chumbão” está sempre na água, seu irmão, Lucas, é um dos melhores, senão o melhor big rider da nova geração mundial. Opinião de gente que entende do assunto como - segundo Carlos Burle e Alemão de Maresias. O Ricosurf conversou com Chumbinho, após sua vitória em águas chilenas e o resultado você pode conferir na entrevista abaixo. Vale o drop!


1 - Ricosurf - O que essa vitória no Chile representa pra você?
Chumbinho: Representa bastante coisa. Me mostra o quanto o trabalho duro é recompensado e o quanto eu sou capaz!



2 - Ricosurf - Quais eram suas expectativas com relação a esse campeonato? Sentiu a vige que iria vencer?
Chumbinho: A expectativa era nenhuma. Queria me concentrar apenas na próxima onda que eu iria pegar, e na bateria que se apresentasse à minha frente.



3 - Ricosurf - O que foi decisivo na sua trajetória até a vitória?
Chumbinho: Acho que toda a pressão de eu ser mais uma promessa brasileira, funcionou bem pra mim. Não me deixou descansar até eu me provar, e provar o meu valor.


4 - Ricosurf - Mesmo sem patrocínio, você vem trilhando seu caminho e colhendo frutos. De onde vem sua inspiração?
Chumbinho: Meu pai me incentiva muito e toda minha família me apoia 100 porcento então é deles que tiro minha inspiração!




5 - Ricosurf - Que tipo de manobras você tem treinado?
Chumbinho: Tenho focado bastante nos meus aéreos especialmente nos de backside! Depois, tento ser constante e não cair da prancha

6 - Ricosurf - Qual sua prancha preferida atualmente?
Chumbinho: Minha prancha favorita no momento foi a que eu ganhei aqui no Chile, ela já era mágica antes! Uma 5’,10” swallow, com canaletas, um modelo que venho testando com o Ricardo e vem dando muito certo!

7 - Ricosurf - Qual sua manobra preferida?
Chumbinho: Nada como tubos!




8 - Ricosurf - Como funciona o trabalho com seu shaper, Ricardo Martins?
Chumbinho: é muito gratificante. Ele é um shaper incrível e uma pessoa melhor ainda. Aprendo muito com ele. Sempre agradeço por apostar e confiar em mim!


9 - Ricosurf - De que maneira ser de uma família de surfistas te ajuda?
Chumbinho: Ah… todo incentivo e base no início me ajudaram muito! Ter um irmão e um pai viciados em praia e surf foi a chave (risos).




10 - Ricosurf - Você pensa em trilhar o caminho de buscar ondas grandes como seu irmão?
Chumbinho: Não pretendo seguir o caminho das ondas grandes.

11 - Ricosurf - Você faz algum tipo de preparação fora da água?
Chumbinho: Faço um treino físico, bem puxado, junto com meu irmão todos os dias da semana!

12 - Quais serão seus próximos passos?
Chumbinho: Bom, meus próximos passos serão continuar com a cabeça limpa e procurar evoluir dia após dia para chegar à elite da WSL! Vou continuar treinando forte e focar no primes. ( Eventos Prime do Circuito de acesso da WSL )




13 - Para quais lugares você já viajou e quais são seus preferidos?
Chumbinho: Já viajei para muitos lugares como Indonésia , Hawaii , México , Peru , Chile , Europa , Argentina , Austrália, Filipinas. México foi a melhor experiência !


PERFIL:

Nome: João Vitor Chianca

Idade:18 anos

Patrocínio: Nenhum

Apoio: CT Wax

Shaper: Ricardo Martins

Tempo de surf: 12 anos

Comentários