Exclusivo: Pedro Aguia Muller dropa no Ricosurf

Surfista carioca migrou para Portugal e manda notícias


 

Pedro Muller  - Foto: @wfiapo

Pedro “Águia” Muller fez e faz história no surfe brasileiro. O apelido vem do estilo com os braços abertos, em uma época em que suas batidas verticais de backside decidiram muitas baterias. Campeão Brasileiro em 1989, época em que para ser brasileiro tinha que ralar muito mesmo, competidor do WQS, um dos primeiros a fazer surf trips promocionais à época para Redley sua patrocinadora (que produziu uma fita VHS com toda sua equipe em trips )  explorando até hoje selvagem “West Australian”.

Pedro seguiu fazendo história na ABRASP, seja competidor ferrenho do antigo Super Surfe - à época o maior circuito nacional do mundo  - como dirigente ou analista das transmissões ao vivo da WSL.  Atualmente Pedro mora em Portugal, para onde migrou com intuito de buscar mais tranquilidade, novos desafios, e claro, boas ondas. Na entrevista abaixo ele fala de seus planos, brasileiros no CT, ondas lusitanas, entre outros. Vale o drop.

- Ricosurf.com: O que pesou mais na sua decisão de ir para Portugal?

Vim para Portugal em busca de tranquilidade. Um vida mais tranquila, pra sair um pouco desse momento complicado do Rio de Janeiro. As coisas estão acontecendo e melhorando cada vez mais.

Pedro mantém o rip surfando altas ondas em Portugal - Foto: @wfiapo

- Ricosurf.com: Qual a principal diferença que você sentiu em surfar no Brasil e em Portugal?
As ondas aqui são incríveis. Vários fundos de pedra, vários beach breaks. Realmente em termos de onda de qualidade é impressionante a quantidade de picos que tem por aqui e próximos um dos outros. Eu to morando na região de Cascais, tem vários picos por aqui: direitas, esquerdas...a 50 minutos tem Ericeira, a um pouco mais de uma horas de carro, tem Peniche, temos Nazaré...O único problema é a água gelada, mas nada que uma boa roupa de borracha não segure.

- Ricosurf.com: Fale sobre o trabalho que você vem desenvolvendo como treinador:
No momento não tenho um centro de treinamento. Estou dando aulas particulares e com pequenos grupos. Acabei de fazer um curso de instrutor nível 1, vou fazer um estágio e depois farei o nível 2 e aí sim estarei apto a abrir minha escola e meu centro de treinamento aqui em Portugal.

Pedro Muller - Foto: @wfiapo

- Ricosurf.com: Fale de seu projeto em parceria com a Beyonder Experience:

O projeto com a Beyonder experience tem como principal intuito trazer brasileiros e estrangeiros para Portugal, e proporcionar o melhor em termos de surfe. A ideia é ir atrás das melhores ondas sempre. Cada um com seu nível. Além das ondas boas, o país é incrível, a comida é boa, os lugares são lindos. O foco é a parte técnica do surfistas, qualiade de vida, gastronomia, cultura. Seja ele de alto rendimento ou mais imiciante. A ideia é que eles evoluam e que aproveitem a estada, e voltem com o surf melhor.

- Ricosurf.com: Vi uma foto sua em Nazaré. Você vem se dedicando a esse tipo de surf, em ondas gigantes?
Em Nazaré eu fui convidado pelo Meario Chadi. Ele me chamou para fazer essa sessão de tow in. Na ocasião, fomos rebocados pelo Ian Cosenza e pelo Alemão de Maresias, que são muito bons e foram fundamentais. Não passei sufoco nessa caída e correu tudo muito bem! Mas surfar ali não é algo que estou me dedicando, precisa ter uma estrutura para praticar o tow in com segurança. Ainda não tenho jet ski , também  não sei pilotar. Quero surfar lá de novo com certeza.

Pedo explorando Nazaré - Foto: @wfiapo

- Ricosurf.com: Quais os picos que você mais gosta em Portugal?
Eu gosto muito de surfar em Cascais e em Ericeira: Coxos, Ribeira D’Ilhas, e outros beach breaks que tem por lá.

- Ricosurf.com: Como você analisa o atual momento do Brasil no Circuito Mundial?
O momento e maravilhoso para o Brasil no Circuito Mundial. Temos três brasileiros que tem plenas chances de brigar pelo título. Gabriel, Filipe e Italo seguem evoluindo. Todo nosso time está representando muito bem nosso país. O Brasil está em um ótimo momento o time do CT está fortíssimo. O Adriano tá voltando, Caio, William. . . O Michael Rodrigues está evoluindo muito e já pegou um terceiro em Keramas. Também temos o Matheus Herdy vindo ai, e o Brasil só cresce no mundo do surf.

Pedro busca tranquilidade e boas ondas em Portugal - Foto: @wfiapo 

- Ricosurf.com: Até que ponto a dedicação se sobrepõe ao talento, se é que vc acredita nisso…?

Dedicação é sempre importante.Sem dedicação você não chega a lugar nenhum. Já vimos vários atletas super talentosos chegarem ao circuito e não renderam, não conseguiram títulos mundiais, mesmo tendo talento mas que não conseguiram o título mundial.

 - Ricosurf.com: em que outro tipo de projeto você vem trabalhando em Portugal?
 Estou trabalhando como comentarista para as etapas do CT para o SPORTV Portugal.

 

Mais informações sobre as experiências promovidas por Pedro em PORTUGAL:  http://beyonder.com.br/sportrips-surf-portugal/

 

INSTAGRAM: @beyonderexperience

 

Comentários