Tainá Hinckel quer outra vitória no Oi Pro Junior Series

A maior revelação do surfe feminino brasileiro nos últimos anos, vai ser uma das atrações na segunda das quatro etapas do Oi Pro Junior Series


A maior revelação do surfe feminino brasileiro nos últimos anos, vai ser uma das atrações na segunda das quatro etapas do Oi Pro Junior Series, neste sábado e domingo em Salvador, na Bahia. A catarinense da Guarda do Embaú, Tainá Hinckel, fez bonito contra as melhores surfistas do mundo no Oi Rio Pro em Saquarema e vai defender a liderança do ranking sul-americano da categoria para surfistas profissionais com até 18 anos de idade da WSL South America nas ondas da praia de Stella Maris. Os principais valores da nova geração do Chile, Argentina e Peru, também vão competir com os brasileiros na volta da capital baiana ao calendário mundial da World Surf League, com este novo evento patrocinado pela Oi.

Tainá Hinckel - Foto: WSL

“É muito bom poder estar liderando o ranking e essa é uma das metas, liderar até o final do circuito para conseguir o título sul-americano e a vaga pro Mundial Pro Junior”, afirmou Tainá Hinckel, que é uma das atletas patrocinadas pela Oi. “Estou confiante no meu surfe, bem tranquila e feliz com o momento que estou vivendo. A Oi está fazendo um investimento muito legal e importante no surfe brasileiro e sul-americano, então sou muito grata a eles por isso”.

Matheus Herdy - Foto:WSL

Na categoria masculina, o paulista Daniel Adisaka está na frente e começou o ano sendo vice-campeão na estreia do Oi Pro Junior Series no Rio de Janeiro, onde só perdeu para o atual campeão mundial Junior da WSL, Mateus Herdy. O catarinense só disputou esta etapa e no momento os quatro que estão se classificando para o Mundial Pro Junior, que será realizado em novembro na Ilha Taiwan, são o líder Daniel Adisaka, o saquaremense Daniel Templar em segundo lugar, o potiguar Mateus Sena em terceiro e o catarinense Lucas Vicente em quarto.

Para as meninas, apenas as duas primeiras colocadas no ranking final da WSL South America se classificam para o Mundial. Já tiveram três etapas e Tainá Hinckel lidera desde a vitória no Oi Pro Junior Series na Barra da Tijuca. As peruanas Daniella Rosas e Sol Aguirre são suas principais concorrentes na busca pelo título sul-americano, que ela já conquistou em 2016 com apenas 12 anos de idade, um dia antes de completar 13 anos em 8 de maio.

Em 2017, comemorou 14 participando como convidada do Oi Rio Pro pela primeira vez na Barra da Tijuca. Ela foi até a terceira fase, parando na heptacampeã mundial Stephanie Gilmore. No mesmo ano, tentou o bicampeonato sul-americano Pro Junior na única etapa de 2017, que foi realizada na sua casa, na Guarda do Embaú, mas perdeu a decisão para a peruana Sol Aguirre, que conseguiu o bicampeonato em 2018.

O pódio da Pro Junior Feminino - Foto: WSL.

Agora, com a entrada da Oi patrocinando quatro etapas, o título não é mais disputado em uma prova única como nos últimos anos e Tainá Hinckel já ganhou duas das três etapas que rolaram nessa temporada. A primeira na abertura do Oi Pro Junior Series na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, a outra foi a terceira no Ceará, promovida por outro patrocinador na Praia da Taíba.

Entre essas duas, teve uma etapa nas ondas do Chile e Tainá somou um terceiro lugar para totalizar 2.560 pontos no ranking, contra 1.870 da vice-líder, Daniella Rosas, a quem derrotou na final do Ceará. Com este resultado, Daniella tirou o segundo lugar da também peruana e atual bicampeã sul-americana, Sol Aguirre, que está em terceiro com 1.750 pontos. O próximo desafio é agora na praia de Stella Maris, em Salvador, que há muito tempo não sediava um evento internacional.

“Eu não conhecia Stella Maris ainda, então vim para cá bem antes para treinar”, disse Tainá Hinckel, que chegou na capital baiana na semana passada. “Eu já surfei várias vezes e as ondas são boas, apesar de um pouco diferentes do que estou acostumada. As expectativas são as melhores para a competição. Eu quero me dar bem, quero mais vitórias e quero surfar o meu melhor. É uma oportunidade incrível poder estar aqui na Bahia, estou muito feliz e quero ganhar o campeonato, essa é a meta e vamos com tudo”.

 

 

Comentários