Longboarder Augusto Cesar Saldanha amplia horizontes

Bicampeão brasileiro de longboard, Augusto Cesar Saldanha cria projeto inédito "Surfando com o Show da Luna"


Especialista em marketing e licenciamento de produtos, Augusto Cesar Saldanha, 50 anos, já esteve no topo do ranking brasileiro (1996 e 2001) por dois anos ao competir como longboarder, além de viajar o mundo para correr o circuito mundial. Aquela época, conhecida como os tempos áureos da categoria, foi de muita aventura e aprendizado para o atleta, natural de Niterói (RJ) e radicado há 15 anos na praia do Tombo, Guarujá.

Augusto Saldanha. Foto: Alberto Fly.

Augusto Saldanha. Foto: Alberto Fly.



Nas últimas duas décadas, Saldanha trabalhou no mercado surfwear aplicando toda sua expertise em marketing e licenciamento de marcas. No fim do ano passado, alçou um vôo ainda mais alto ao unir-se a Pinguim, produtora nacional focada em conteúdo audiovisual infantil, responsável por séries animadas como o "Show da Luna", exportada para mais de 96 países e parceira da ONU.

Desta união surgiu o projeto pioneiro "Surfando com o Show da Luna!", que contou ainda com patrocínio do Casa Grande Hotel Resort & Spa, da Montevérgine e apoio da Prefeitura Municipal do Guarujá. "São empresas referências dentro de seus respectivos segmentos que conseguimos unir para criar um evento grandioso com estimativa de atender cerca de mil crianças com aulas de surfe durante toda temporada", comenta Saldanha.
 
Acompanhando toda animação da garotada na praia da Enseada, ele relembra sua trajetória no esporte dos reis havaianos. Ainda criança, Saldanha deu as primeiras braçadas no surfe aos 13 anos na praia de Boa Viagem, localizada na Baía de Guanabara. "Passei a infância surfando ali de pranchinha, na ressaca", comenta ele que teve seu primeiro contato com o surfe assistindo aos filmes do Elvis Presley.

Show da Luna. Foto: divulgação.

Show da Luna. Foto: divulgação.


 
"Minha prancha era um modelo old school, anos 70, do shaper Giló. Detonei a prancha até o último minuto. Cheguei a competir de pranchinha, ganhar alguns campeonatos. Mas, minha família sempre foi muito rígida e queria que eu me formasse", diz Saldanha, fez comunicação social pela Universidade Federal Fluminense (UFF)
 
Formado, começou a correr os campeonatos e interagir com a galera tradicional do longboard. Em um evento do tradicional circuito Limão Brahma teve que competir numa segunda-feira e acabou saindo do emprego na agência de publicidade que trabalhava. "Foi um divisor de águas, a partir deste momento foquei na minha carreira como competidor. Fui para a final, eu já era redator publicitário, mas entrei nas competições de cabeça, corpo e alma", recorda.

Augustao Saldanha no topo do pódio. Foto: divulgação.

Augustao Saldanha no topo do pódio. Foto: divulgação.


 
Saldanha passou uma década competindo profissionalmente, no auge do pranchão no Brasil, participou de mundiais e conheceu o mundo. "Eu era muito persistente e focado. Consegui muitos resultados, fui Top 14 durante dois anos no circuito mundial e venci o lendário Joel Tudor num evento em Saquarema, em disputas homem x homem".

Pós-graduado em comunicação com o Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing em São Paulo, Saldanha sempre teve insights pioneiros e embora focado em competir desenvolveu outros projetos. Lançou o primeiro vídeo de longboard do Brasil em 1996, o "Longboard Trip". A partir desse primeiro foram produzidos mais outros três vídeos: "Longboard Trip Makaha", "Corpo, Alma e Longboard" e "Zen Longboard Vídeo" - todos narrativas de viagens e competições.

Mas, a vida deu uma outra guinada e lá foi ele para o mercado corporativo. "A vida é uma viagem com várias transições e aí chegou um momento que eu queria evoluir e fui trabalhar com o meu patrocinador. Fiz pós graduação em Auditoria Fiscal e Tributária e assumi o marketing da empresa. Eu me preparei para o que queria, retomei meus estudos e foquei na área", relata, acumulando 20 anos de experiência no mercado.

Augustao Saldanha com o filho. Foto: Mariana Saldanha.

Augustao Saldanha com o filho. Foto: Mariana Saldanha.


 
No ano passado, encerrou o ciclo e saiu em busca de novas oportunidades com as empresas nas quais se relacionava. Quando sentou para conversar com a Pinguim, sugeriram a criação de uma escola de surfe. "Entretanto, temos milhares pelo Brasil. Então pensei nesse formato diferente para o "Surfando com o Show da Luna!". O desenho animado é outra estória. É o estopim, que leva esse público diferenciado para o surfe. O hóspede do hotel, ou o passante da praia, de repente se encanta pelo esporte e nem imaginava o universo que estava ali para ser descoberto", ressalta.
 
Desde o início em 29 de dezembro, "O Surfando com o Show da Luna!" coleciona momentos de alegria, surpresa e superação. "Atendemos também crianças especiais e isso é muito gratificante. Além de todo retorno que estamos dando para as marcas, acredito que o evento se tornara itinerante por resorts em todo Brasil", vislumbra.
 
O evento distribui brindes personalizados aos participantes e foi meticulosamente preparado com materiais de ponta. "Toda estrutura pensada em agradar em cheio aos pequenos. Distribuímos bonés, camisetas e medalhas de incentivo, e desenvolvemos toda a logística de um evento promocional com personagens interagindo na praia".
 
Para os patrocinadores, Saldanha destaca o retorno em marca muito grande. "Os atores curtiram uma experiência nova, pois nunca tinham descido na areia da praia. Foi um processo e viram que era possível atender as crianças ali – o auge do evento. Levamos eles para a água também", completa.

Família Saldanha. Foto: divulgação.

Família Saldanha. Foto: divulgação.


 
A parceria com o Casa Grande Hotel Resort & Spa tem tudo para crescer ainda mais. "Eles acreditaram que agregaria valor ao serviço aos hóspedes e abraçou de primeira, antecipando todo nosso planejamento. Eles estão 100% satisfeitos, com alta taxa de ocupação e expectativa de fazer um evento ainda maior no ano que vem", revela.
 
Toda estrutura do "Surfando com o Show da Luna!" comporta a equipe do bicampeão brasileiro de surfe profissional Jojó de Olivença, que inclui ainda 10 instrutores, duas tendas avançadas na areia, pessoal de som e áudio, background do hotel para todo o pessoal, atores que interagem com as crianças desde o último fim de semana de dezembro.  

O evento conta com um cronograma repleto de atividades para hóspedes e segue até 27 de janeiro durante os fins de semana. A programação inclui um check-in animado entre 15 e 22 horas no hotel, aulas de surfe e apresentação de muai thai. Os personagens do Show da Luna também estarão presentes em outras atividades do hotel, como o parque temático no Casa Grande Boulevard Mall, evento paralelo que ocupa o complexo do hotel, onde o público em geral pode tirar fotos e interagir com seus personagens favoritos, além de concorrer a brindes especiais. A programação do Boulevard conta ainda com pocket-shows do Show da Luna no dia 26 de janeiro.

Fenômeno do Youtube, com mais de 24 milhões de visualizações mensais, o Show da Luna atraiu mais de 80 mil pessoas ao teatro. O núcleo de Teatro da PinGuim tem realizado grandes ações e apresentações ao vivo em teatros, hotéis e resorts. Para informações e reservas sobre inscrições do evento, entre em contato pelo telefone do Casa Grande Hotel Resort & Spa (0xx13) 3389 4000.

"Surfando com o Show da Luna!" é apresentado pelo Casa Grande Hotel Resort & Spa, tem o patrocínio da Montevergine e Discovery Kids e apoio da Prefeitura Municipal do Guarujá e Guarujá Convention & Visitors Bureau.

Comentários