Angra Surf Club - Quanto mais gente na praia, menos espaço para o lixo

Dia 16 de setembro é o dia de limpar o mundo, é o dia do Clean Up Day


No dia 06 de setembro foi realizado o lançamento oficial da campanha de 2017 no Buteco dos Reis;  O Clean Up Day é um evento mundial de limpeza das praias, acontece no mês de setembro e a cada ano consegue agregar mais voluntários e pessoas engajadas com a causa e o meio ambiente.

Jose Carlos, Cipriano Feitosa, Maria Fernanda, Breno Sant' ana e Mario Sergio. Foto: divulgação.

Foto: divulgação.



Desde 2010, um grupo de surfistas de Angra dos Reis, através do Angra Surf Club, resolveu que deveria fazer alguma coisa com a quantidade de lixo que chegava do mar em sua praia preferida, e desde então aderiu ao movimento, realizando a limpeza da praia anualmente.

Este ano, a comemoração será realizada em memória ao capitão Maia Datore, voluntário que a vários anos contribuía na navegação e organização do evento, e que infelizmente faleceu num acidente de transito. Seu último feito antes de falecer, foi a incrível aprovação para prova de capitão amador em uma sala com muitos estudantes, sendo o único candidato aprovado pela Marinha do Brasil. Maia Datore era um grande amigo do mar e compartilhava conosco o amor pela ilha da Gipóia.   

Durante o evento foram distribuídos porta bituca para os fumantes; Breno Sant' ana, um dos organizadores ressaltou sobre a campanha bituca zero que convida a população a eliminar o hábito de jogar bitucas de cigarro no chão.

Cipriano Feitosa, presidente do Convention Bureau Angra e Ilha Grande comentou que já participava de ações ambientais, muito antes da participação do Clean up Day e garantiu total apoio.

Mário Sérgio da Glória Reis, secretário de Meio Ambiente de Angra dos Reis comentou que essa ação poderia abranger outros municípios e por se tratar de uma praia de difícil acesso, esta ação é muito importante, pois  não contam com coleta nem freqüência regular. Todo (100%) do lixo encontrado ali é trazido de longe pelo mar, inclusive de outros continentes.

José Carlos, vice comodoro do Iate Clube Aquidabã comentou que o clube também se dispõe como amigo do mar e deseja sempre participar e apoiar iniciativas que visam  conservar a baía de Angra.

Maricelma Datore, mãe do homenageado da campanha 2017 comentou sobre as aventuras náuticas de Maia Datore com o mesmo sentimento de saudade a todos que ali estavam; Travessias do Rio à Angra velejando num pequeno lazer e estadia de meses na Ilha Grande foram uma das lembranças comentadas nesta homenagem ao nosso querido capitão. Durante o evento será realizado uma grande cerimonia e roda havaiana.

O Clean Up Day acontece neste sábado, dia 16 de setembro, a partir das 10h na praia das Amendoeiras, ilha da Gipóia.

Esse evento não seria possível sem o patrocínio do Condominio Portogalo Iate Clube Aquidabã e Angra & Ilha Grande CVB. Parceria da Prefeitura de Angra, promoção da Rádio Costazul e apoio Colégio Jean Piaget, Yamaha Danimar Danimar, Bammbú Espaço Gourmet, Fedrizzi, Angra DRONE JOB - Produção de Vídeos, Filiper, Sandubas, Buteco dos Reis, Global Master consultoria ambiental, Angra Ocean Turismo Náutico, Anônimus Eventos, Aguiarte, Marina Costa Bella e família Datore.

Mais informações em https://www.facebook.com/angrasurfclub

Aloha!

Comentários