Angra Surf Club realiza com sucesso o Clean Up Day 2018

Durante a limpeza foram coletados aproximadamente uma tonelada de lixos recicláveis e não recicláveis


O Clean Up Day 2018 foi um sucesso tanto de participação dos voluntários como de volume de resíduos coletados. O dia estava lindo, o mar com água translúcida e ainda tinha ondas perfeitas para a tradicional apresentação de surf.

Escoteiros em ação. Foto: divulgação.

Escoteiros em ação. Foto: divulgação.



Cerca de 100 voluntários foram transportados de escuna pela Angra Ocean Turismo para a Ilha da Gipóia e após 10 minutos de trilha chegaram a uma das praias mais bonita de Angra, a Praia da Amendoeira.

Na sequência participaram de uma palestra com o Biólogo Fernando Moschen sobre o projeto e o meio ambiente com ênfase nos impactos causados pelo mau gerenciamento dos resíduos sólidos (lixo) nas cidades sobre o ambiente marinho.

Palestra sobre o meio ambiente. Foto: divulgação.

Palestra sobre o meio ambiente. Foto: divulgação.



A praia das Amendoeiras recebe grande quantidade de lixo devido às correntes marinhas, 90% de tudo que é encontrado vem do continente, embarcações e até mesmo navios. Durante a limpeza foram coletados aproximadamente uma tonelada de lixos recicláveis e não recicláveis, na sua maioria plásticos, além de hastes de cotonete, garrafas pet, chinelos, flutuantes tipo espaguete, tambores de óleo, isopores, entre diversos outros objetos.

Ao término da limpeza, houve ainda mais um desafio: o de transportar o lixo da praia até a embarcação, sendo necessário muito empenho dos participantes para atravessar a arrebentação. Todo o material foi direcionado para o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), localizado no Cais do Carmo.

Engenharia ambiental. Foto: divulgação.

Engenharia ambiental. Foto: divulgação.



Neste ano contamos com o apoio de diversas empresas de Angra dos Reis e a presença dos Escoteiros de Angra, funcionários da Brasfels, equipe de mergulho Macau Dive (Rio de Janeiro), estudantes de biologia e áreas afins e dos voluntários que todos os anos apoiam essa iniciativa. Chamou a atenção à presença de dezenas de crianças levadas pelos pais.

O Clean Up Day é um evento sem fins lucrativos, que promove atividades ambientais de conscientização e ações para melhorar o meio ambiente. O objetivo não é apenas remover o lixo e objetos encontrados, mas conscientizar a população de que o seu lixo descartado de forma inadequada na sua casa, no seu bairro e em suas cidades acabam chegando às praias pela chuva e pelos rios, afetando a vida marinha e poluindo as praias que são nosso tesouro turístico.

Ao mesmo tempo em que ajudamos na limpeza desses ambientes, podemos vislumbrar dias melhores para o ambiente marinho e para nós mesmos.

O Clean Up Day não seria possível sem o patrocínio do Iate Clube Aquidabã, Angra Ocean Turismo Náutico e Condomínio Portogalo.

E o apoio do Colégio Jean Piaget, Bammbu Açaí, Hostel dos Reis, Marina Costabella Angra, Sandubas, Yamaha Danimar, Pecten Consultoria Ambiental, Fedrizzi Angra Navegue Temporada,Mergulhando e Educando, Global Master e Escoteiros de Angra.

Promoção da Rádio Costazul FM

Realização: Angra Surf Club.

Aloha!

Comentários