Arpoador Surf Club promove Mutirão de Limpeza neste domingo


Neste domingo, dia 02 de abril, a Associação dos Surfistas do Arpoador – Arpoador Surf Club (ASC) em parceria com o Instituo E irá realizar um mutirão de limpeza da praia e da pedra do Arpoador. A ação faz parte do Dia das Boas Ações, que é o maior movimento de mobilização para engajamento social no mundo, organizado pela ONG Atados.

Veja como foi a ação do ano passado: https://goo.gl/AZsxV6

Todos aqueles que amam o Arpoador e não suportam ver lixo nas praias serão bem-vindos, sendo a presença obrigatória para os novos membros do clube que pretendem competir nos campeonatos do ASC em 2017. Quem se inscrever como voluntário na página da ação irá ganhar como brinde um copo reutilizável Meu Copo Eco, para se hidratar sem gerar lixo na praia (com copos de plástico descartáveis).

Inscreva-se como voluntário em: http://www.diadasboasacoes.com.br/project/mutirao-de-limpeza-arpoador

A Praia do Diabo não foi esquecida. Foto: Ana Paula Vasconcelos.

As crianças presentes serão incentivadas a participarem da criação de diferentes formas de arte com o lixo coletado, em uma ação coordenada pela ONG Arte de Viver.

Professores do curso de oceanografia da UERJ irão coordenar os trabalhos de separação, quantificação e qualificação do lixo coletado, dando um olhar mais acadêmico para o mutirão.

Voluntários da Sea Sheperd, ONG ambientalista considerada uma das mais ativistas e radicais da história, irão expor fotos de animais marinhos afetados pelo lixo humano.

Galera reunida após a ação do ano passado. Foto: Ana Paula Vasconcelos.

Informações para participar

O Mutirão irá começar às 08:30h e terminar por volta de 12:30h. O ponto de encontro será nas tendas colocadas no calçadão da praia, próximo ao rack de pranchas do Arpoador Surf Club (cabana de sapê entre os dois quiosques do Arpoador).

Não precisa trazer nada além de disposição, já que a Comlurb irá nos ceder todos os equipamentos necessários. Venham com roupas leves e muita proteção ao sol (chapéu, boné, protetor solar, etc).

Ao chegar nas tendas, procure por um dos coordenadores da ação: Nina Braga (Instituto E), Guilherme Aguiar (Arpoador Surf Club), Cláudia Hamacher (UERJ), ou Renata Magalhães (Arte de Viver). Você irá assinar a lista de presença e será orientado sobre o trabalho a ser feito.

Iremos dividir os voluntários em três grupos: Grupo Base, para receber e orientar os voluntários, dar suporte aos outros grupos, fazer palestras educativas, e trabalhar o lixo coletado (trabalho de quantificação e qualificação do lixo orientado por professores da UERJ e profissionais da COMLURB); Grupo Praia, para fazer coleta de micro-lixo nas areias da praia; e Grupo Pedra, para fazer coleta de lixo nas pedras do Arpoador.

Perto do fim (12:30h), reuniremos todos os voluntários para fazermos uma pegadinha tipo flash mob (vejam como foi no ano passado https://goo.gl/JvbKvs) e batermos uma foto com a montanha de lixo que esperamos coletar para divulgarmos na mídia.

O Mutirão de Limpeza do Arpoador é uma realização da associação dos surfistas do Arpoador – Arpoador Surf Club (ASC) em parceria com o Instituto E | OsklenSurfing, Atados, Sea Shepherd Brasil, Curso de Oceanografia da UERJ, e Arte de Viver. Contamos ainda com o apoio do Meu Copo Eco e apoio institucional da Superintendência Regional da Zona Sul e da Comlurb.

Comentários