Bloco Limpeza 2018 rola no próximo sábado no Rio de Janeiro

A praia do Recreio dos Bandeirantes será uma que vai receber a ação de limpeza


No próximo sábado, dia 10/02, a organização mundialmente conhecida, Clean Up The World, realiza um mutirão de limpeza em diversas praias do Rio, uma delas será a praia do Recreio dos Bandeirantes, onde a coordenação será do Recicla Surf, organização comunitária que incentiva o esporte, a conscientização ambiental, cultura e lazer, através de eventos e ações realizadas no bairro. A ação vai rolar de 10h às 13h. (Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca e Ilha de Paquetá serão as outras praias que vão receber a ação da Clean Up The World).



O último mutirão organizado pelo Recicla Surf, no Recreio, foi em setembro de 2017. Foram 30 voluntários, 40 sacos de 30 litros em apenas 40 minutos de ação em uma área de aproximadamente 500 metros de areia.

Imagem da ação realizada em setembro de 2017.
Foto: divulgação.

"Os números continuam crescendo, assim como as notícias sobre o caos que se instala sobre o meio ambiente. Reagir ou agir? Nós escolhemos, agir e convidamos todos a fazerem essa escolha também. Acreditamos que ações como essas são capazes de trazer muitos resultados. Os animais já sofrem com os impactos do lixo nos oceanos. E nós não estamos livres. Precisamos nos unir pela preservação e conscientização ambiental, enquanto ainda há tempo. Nossa missão é motivar as pessoas a não poluírem as praias e nem lugar algum. Vamos causar impacto, no impacto", disse Andrezza Borges Fonseca, responsável pelo Recicla Surf.

Abaixo alguns dados da campanha Mares Limpos, da ONU Meio Ambiente, sobre o lixo nas praias:

A cada ano pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos;

Hoje, 80% do lixo nos mares é plástico;

Mais de 600 espécies marinhas são prejudicadas por causa do lixo;

Até 2050 estima-se que haverá mais plástico do que peixes no oceano e que 99% das aves marinhas terão ingerido plástico e

15% das espécies afetadas pelo lixo marinho, estão em extinção.

Comentários