Clean Up The World (CUW) - Dia Mundial de Limpeza 2017

A ação global Clean Up The World realiza a sua 15ª edição anual do evento, no dia 16 de setembro, sábado, simultaneamente em todas as localidades contempladas no Brasil.


 O tema selecionado pela ONU, UNEP e pela própria ONG Clean Up The World é “Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”. Os parceiros IEVA (Instituto Eventos Ambientais – www.institutoieva.org) e Amigança Produções e Promoções (www.amiganca.com.br) são os realizadores do evento, e neste ano contam mais uma vez com o tradicional patrocínio do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Rio de Janeiro (SEAC-RJ).

O co-patrocínio é chancelado pelo Centro de Educação Ambiental (CEA) / Secretaria de Conservação e Meio Ambiente – SECONSERMA / Prefeitura do Rio de Janeiro; além de apoios inéditos como: Parmê, People Like (Shopping Virtual), TelPop, WWF, Mar Adentro e Movimento Lixo Zero.



A intenção deste mutirão de limpeza é fazer o alerta relativo ao forte aumento do lixo flutuante nos oceanos. Este problema causa a alta mortandade dos animais marinhos. A solução é diminuir o descarte dos resíduos em rios, lagoas, praias, córregos, encostas, dentre outros, com o reforço da educação ambiental.

"Como empresários do setor de asseio e conservação, temos o dever junto à sociedade de gerar novas atitudes para a preservação ambiental. No Rio, infelizmente, ainda são muitos os problemas, como a poluição da Baía de Guanabara e da orla de algumas praias cariocas. Permanece o hábito de acumular lixo nas areias das praias, o que gera doenças para os frequentadores e inúmeros prejuízos para a vida marinha. Temos convicção de que é somente através do exercício da cidadania que a população criará o hábito de também fazer a sua parte e, por isso, escolhemos apoiar o Clean Up The World", declara o Sr. Presidente do SEAC-RJ, Ricardo Garcia; que também celebra a X Ação Nacional FEBRAC, na praia de Copacabana.

“Destacamos a importância do alerta em prol da diminuição do lixo flutuante em nossos oceanos”, reforça a Diretora Social do SEAC-RJ e coordenadora do evento pelo SEAC, Salete Calaça, complementando que a educação ambiental e sustentável deve estar no dia a dia de todos nós. O SEAC-RJ apóia Pessoas com Deficiência (PCD) e quem desejar poderá levar o seu currículo impresso no dia do evento, no ponto de encontro do Leme – Quiosque Divo.

O projeto Clean Up The World envolve 35 milhões de pessoas em mais de 125 países. No estado do Rio de Janeiro-RJ, as ações vão acontecer nas principais praias, como: Leblon, Ipanema, Leme, Copacabana, Urca, Praia Vermelha, Flamengo, São Conrado, Barra, Recreio, Grumari, Macumba, Prainha, Pedra de Guaratiba, além de Ilha do Governador e de Paquetá. Neste ano inéditas localidades brasileiras aderem ao evento através da participação da PAC – Patrulha Aérea Civil (que também confirmam presença na orla carioca – do “Leme ao Pontal”).

Na praia do Pepê, na Barra da Tijuca – RJ, associações e clubes de kitesurfe, surfe, windsurfe e futevôlei também engrossam o mutirão.
O Quiosque Divo, tradicionalmente conhecido como o Quiosque do Cristo Redentor será um novo ponto de encontro na praia do Leme. Contaremos com a presença da réplica do Cristo da Paz no local.

O Gran Finale acontecerá, tradicionalmente ao meio-dia e trinta, na Praia de Copacabana - RJ, em frente ao Hotel JW Marriott RJ. Cerca de 1.000 voluntários, dentre crianças, jovens e senhores e senhoras, colaboradores da rede hoteleira, grupos de banhistas, atletas, associações e funcionários de empresas estarão presentes neste local.

Serão distribuídas sacolas plásticas recicladas e luvas descartáveis aos participantes.

Parte dos resíduos coletados será reciclada por Cooperativas de Catadores e, parte, recolhida pela COMLURB.

Grande novidade: às 10h, na rua Daniel, 84, Cidade de Deus (CDD) haverá o mutirão de limpeza; e às 16h será feita a entrega de tatames – doados pelos nossos parceiros, a People Like e a Kamikaze – ao núcleo social CSU (Projeto de jiu-jitsu), com o apoio da Fundação Parques & Jardins, Hortas Cariocas e COMLURB.

Os cartazes impressos do evento estão sendo divulgados no espaço de utilidade pública de todas as estações do Metrô Rio.

Faça parte da preservação das nossas praias, rios, lagos, lagoas e ilhas; e lute por um mundo mais limpo e sustentável!

Pontos de Encontro dos voluntários (dia 16-09, com início às 10 horas; e término às 13h simultaneamente em todas as localidades participantes):
 
- Rio de Janeiro / RJ -
 
- Praia de Copacabana:
A) Colônia dos Pescadores / Posto 06 - A coleta será em direção à rua Santa Clara;
B) Em frente à rua Santa Clara – coleta local, com diversos funcionários de empresas parceiras do evento;
 - Praia do Leme: No Quiosque Divo.
- Praia Vermelha: Encontro na Praia Vermelha.
- Praia da Urca: Encontro local, com o objetivo de remover os resíduos submersos e flutuantes.
 -  Praia do Flamengo: Em frente à rua Paissandú.
- Praia de Ipanema: Encontro na Pedra do Arpoador - Posto 07, onde os voluntários caminharão rumo ao Hotel Praia Ipanema.
- Praia da Barra da Tijuca:
A) Encontro no Quebra-Mar caminhando até o Quiosque do Pepê;
B) Encontro em frente ao Sheraton Barra Hotel.
- Recreio: Encontro no Posto 12, na Praça Tim Maia, com o ReciclaSurfe e alunos e professores de escolas locais.
- Praia da Macumba: Encontro na Praia da Macumba, no Point Rico Surf.
- Prainha: Encontro em frente ao Parque da Prainha, com surfistas locais, e os Grupos da Prefeitura e COMLURB.
- Pedra de Guaratiba: Praia do Perigoso / Pedra de Guaratiba.
- Campo Grande: Limpeza na base da PAC – Patrulha Aérea Civil, com os patrulheiros locais.
- Lagoa Rodrigo de Freitas: Limpeza com os patrulheiros mirins, da PAC.
- Ilha de Paquetá: Encontro na Praia da Moreninha, com a Guarda Municipal.
- Ilha do Governador: Encontro na Praia da Bica, com a Guarda Municipal.
- Ilha da Gigóia: Encontro na ilha, com a Patrulha Aérea Civil.
- Cidade de Deus (CDD): Encontro local, com a ONG Nusac-Quilombo.
- Rio de Janeiro / Região Sul:
 - Angra dos Reis & Costa Verde – Encontro no local, com a Patrulha Aérea Civil.
- Parati - Encontro no local, com a Patrulha Aérea Civil.
- Miguel Pereira - Encontro no local, com a Patrulha Aérea Civil.
- Paty do Alferes - Encontro no local, com a Patrulha Aérea Civil.

- Pernambuco / PE:
- Orla da Praia de Tomandaré - Encontro no local, com a Patrulha Aérea Civil.
- Reserva Ecológica da Ilha de Itamaracá - Encontro no local, com a Patrulha Aérea Civil.
Adendo: Nos dias 12 e 13 de setembro, o mutirão de limpeza estará acontecendo na ilha do Boqueirão / CMM (Centro de Munição da Marinha do Brasil). Esta nobre atividade também constará em nosso relatório geral do Clean Up The World / Dia Mundial de Limpeza 2017.
Todos podem participar!!
Tragam os seus amigos, parentes, e "mãos à obra"!!
---------------------
(Curso Gratuito para a Formação de Coordenadores de Voluntários: dia 14/09/2016, quinta-feira, às 16 horas, no Instituto Eventos Ambientais – IEVA).
 
Favor Confirmar Presença; enviar a sua mensagem para:
limpandooambiente@ieva.org.br
 
----------------------
Este Evento está sendo divulgado nas redes sociais, tais como:
Facebook, Twitter, Instagram.
 
Patrocínio:
SEAC-RJ
Co-Patrocínio:
Centro de Educação Ambiental (CEA) / Secretaria de Conservação e Meio Ambiente – SECONSERMA / Prefeitura do Rio de Janeiro

Apoio:
AShowTV!, Parmê, Globo, ABIH-RJ, Carrera Advogados, ESPM Social, People Like, Gari Girls, Vídeo Clipping Produções, AC-Rio, ASAG, Totó Park Clube, Na Praia, Blog “Por Favor Menos Lixo”, JW Marriott Hotel RJ, Sheraton Barra Hotel, Hotéis Othon, Praia Ipanema Hotel, Guarda Municipal, TAMBA, PAC, Mar Adentro, WWF, Ação Amor Cristo Redentor, Santuário Cristo Redentor, Posto Seis, Lixo Zero, Metrô Rio, TelPop, Identification, BookCafé, Bloise Bistrô, CMM (Centro de Munição da Marinha), Ministério do Meio Ambiente – Governo Federal.

Realização:
Projeto Limpando o Ambiente – IEVA (Instituto Eventos Ambientais)
Amigança Produções & Promoções

Comentários