http://ricosurf.com.br/themes/ricosurf/

Meio Ambiente - Angra Surf Club e o “Clean Up Day”

Autor: Administrador
Data da publicação: 20/09/2016 - 00:02h
Galera reunida após a limpeza. Foto: @R.

O Clean Up Day é um evento mundial de limpeza das praias, acontece no mês de setembro e a cada ano consegue agregar mais voluntários e pessoas engajadas com a causa e o meio ambiente.

Desde 2010, um grupo de surfistas de Angra dos Reis, através do Angra Surf Club, resolveu que deveria fazer alguma coisa com a quantidade de lixo que chegava do mar em sua praia preferida, e desde então aderiu ao movimento, realizando a limpeza da praia anualmente, e junto a um pequeno campeonato de surf com a comunidade local para confraternização e diversão.

A escuna cedida pela agência Angra Ocean levou os voluntários até o local da trilha, na ilha da Gipóia, onde começa a aventura, já que a trilha é bem fechada e estreita, com algumas subidas íngremes que contam com auxilio de uma corda.

Após aproximadamente 30 minutos de caminhada pela mata densa, a chegada à praia deserta e paradisíaca desperta liberdade e um sentimento de pertencimento ao meio ambiente, fator instigante para a conscientização ambiental e limpeza da praia.

Foto: @R.

Foto: @R.



Após alguns minutos de descanso da caminhada e reidratação, os ambientalistas e organizadores do evento em Angra dos Reis falaram sobre o Clean Up Day e a necessidade da preservação da praia e do meio ambiente, e os tipos de resíduos mais comumente encontrados no local, posteriormente, passou a palavra para o biólogo e também organizador Dr. Fernando Moschen, que complementou sua fala, atentando para a fauna marinha que confunde os resíduos com comida, e acaba por ingerir plástico e outros resíduos por engano, fato que leva a índices elevados de mortandade de diversas espécies, inclusive tartarugas e pinguins.

Foto: @R.

Foto: @R.



Ao fim da pequena palestra, começaram-se os trabalhos, e cerca de 60 voluntários recolheram aproximadamente 400 kg de resíduos, que na maioria eram plásticos, garrafas pets e outros recicláveis.

Após o término das atividades de coleta, deu-se inicio ao campeonato de surf, que no formato de expression session premiou a melhor manobra e o melhor tubo. A premiação ficou por conta da loja local de Fedrizzi, que ofereceu o melhor da moda surfwear  aliada a boa música e culinária no Calafate Bistrô.

Foto: @R.

Foto: @R.



Premiação:

Maior contribuição e recolhimento de resíduos: Magno Almeida

Melhor contribuição na trilha: Renata Fernandes

Melhor manobra: Adriano Nunes

Melhor tubo: Lucas Pires

Premiação. Foto: divulgação.

Premiação. Foto: divulgação.



Este evento não seria possível sem o patrocínio  da Net Angra e Condomínio Porto Gallo. Parceria do Colégio Naval, Noa Canoa, Angra Ocean, Terminal portuário de Angra dos Reis. Mídia Oficial da Rádio Costazul FM e apoio do Sandubas, Pró cidade, Danimar, Treine, Veterinária Costa Verde, Fedrizzi, Matos Usinagem, Coquile Biquinís, Maria Morena e coquille biquínis.

Aloha!

Por Breno Sant' anna





  • Notícias relacionadas

  •  

Outras notícias de Meio Ambiente







Carregando dados...

mail

Cadastre seu email e receba conteúdos exclusivos, promoções e novidades do portal .com



© 2017. Todos os direitos reservados
  • Acompanhe o Ricosurf