http://ricosurf.com.br/themes/ricosurf/

Meio Ambiente - Domingo tem mutirão de Limpeza da Praia do Arpoador

Autor: Administrador
Data da publicação: 07/04/2016 - 11:16h
Todos juntos por um Arpex mais lindo e sem lixo. Foto: divulgação.

O Arpoador Surf Club, em parceria com a OsklenSurfing e as ONGs Atados, Instituto-E, Sea Shepherd e SurfRider Foundation e com o apoio institucional  da Subprefeitura Zona Sul e da Comlurb, convida todos para o Mutirão de Limpeza da Praia do Arpoador, no domingo dia 10 de abril, a partir das 9h. Junte-se a nós para deixar o ARPEX mais lindo e mostrar para os porcalhões que praia e lixo NÃO combinam!

Para participar como voluntário(a) basta ter boa vontade e disposição. Inscreva-se através do https://goo.gl/qs4fIM e traga seu chapéu/boné, óculos escuros e use roupas leves. E não se esqueça de passar protetor solar e de se hidratar bastante no dia, pois nosso trabalho será nas areias da praia debaixo do sol.

Como será a Ação?

Apesar do ótimo trabalho de limpeza realizado pela COMLURB, a praia do Arpoador está suja. Além da enorme quantidade de lixo largada na areia durante os eventos clandestinos que ocorrem sem qualquer estrutura (como os luaus que estamos sempre denunciando em nossa página) e do lixo trazido pelas águas das chuvas fortes que vêm nos castigando há meses, diariamente muitos frequentadores deixam micro lixo na areia.

Esse micro lixo (como: guimbas de cigarro, pedacinhos de embalagens plásticas, canudinhos de bebida, papel de bala, chiclete, tampinhas de bebida, lacres de latinha, etc) vai se acumulando atingindo enormes quantidades ao longo do tempo, pois além de ser muito difícil de ser coletado pelo gari, o tempo de desintegração na natureza pode ser de centenas de milhares de anos. Com isso, pode comprometer o ambiente seriamente, e ainda causar a morte de tartarugas, gaivotas, peixes e outros animais marinhos, que confundem esse lixo (em grande parte carregado para o mar devido à ação das ondas e marés) com alimento.

Nossa ação do dia 10 terá como foco principal a coleta desse micro lixo para conscientização dos frequentadores. Para isso, utilizaremos pás e peneiras azuis emprestadas pela COMLURB. A ideia é formar uma fila e durante 2 horas peneirar um pedaço de praia. O grupo de conscientização da COMLURB “Praia Limpa” também estará presente para passar uma mensagem legal para as pessoas que estiverem passeando no calçadão ou curtindo o dia na praia.

Chamaremos um artista para montar ao vivo uma instalação artística com o lixo coletado, engajando as crianças a trazerem lixo para inserir na instalação. Depois, poderemos expor esta arte ali na praça entre as praias do Diabo e do Arpoador, ou no Parque Garota de Ipanema, ou em frente à Galeria River, e usar em futuros eventos. Ao lado da instalação iremos colocar um painel com informações sobre morte de tartarugas, albatroz, e outros animais marinhos por ingerir plástico nos oceanos.

E aí, estamos Juntos pelo Arpoador?

Esta ação faz parte de um movimento que começou quando o Arpoador Surf Club passou a denunciar os crimes ambientais praticados por alguns eventos realizados clandestinamente na praia do Arpoador, como o “Luau Sem Controle”, que deixaram enormes quantidades de lixo no local. A partir daí, começamos a desenvolver uma campanha de conscientização ambiental junto ao ativista Glenn Suba e ao Instituto E, que visa sensibilizar TODOS os públicos que frequentam o Arpoador sobre os benefícios de se respeitar e preservar os espaços comuns desse local de lazer carioca, como a areia da praia, as pedras e o Parque.

Olha como ficou a praia do Arpoador após um luau em outubro de 2015. Foto: Arpoa

Olha como ficou a praia do Arpoador após um luau em outubro de 2015. Foto: Arpoador Surf Club.



Se queremos ir a uma praia limpa e saudável, andarmos descalços e ficarmos despreocupados com as crianças brincando na areia, é preciso que TODOS se habituem a descartar qualquer resíduo, macro ou micro, nas lixeiras.

Participe! Vamos abraçar essa campanha de cidadania e engajamento em prol do ARPEX!

Observação

Essa ação integra a programação do Dia das Boas Ações, um movimento global organizado pelas ONGs Atados e Catraca Livre! Saiba mais: http://www.atados.com.br/dia-das-boas-acoes

Por Guilherme Aguiar





  • Notícias relacionadas

  •  

Outras notícias de Meio Ambiente







Carregando dados...

mail

Cadastre seu email e receba conteúdos exclusivos, promoções e novidades do portal .com



© 2017. Todos os direitos reservados
  • Acompanhe o Ricosurf