http://ricosurf.com.br/themes/ricosurf/

Meio Ambiente - Parque da Prainha perde seu gestor

Autor: Administrador
Data da publicação: 07/01/2017 - 00:03h
Abílio Fernandes, de camisa azul, comemorando com a galera da Prainha o 5º ano de certificado Bandeira Azul. Foto: Nelson Veiga.

O Parque Municipal do Santuário do Surf Carioca, a Prainha, perdeu seu gestor. Elogiado por toda a comunidade do esporte e por moradores do bairro Recreio dos Bandeirantes que frequentam o pico da zona oeste da cidade, Abílio Fernandes foi exonerado do cargo no primeiro dia de 2017.

Com a mudança de governo no município do Rio de Janeiro, o atual prefeito Marcelo Crivella optou por extinguir diversas secretarias, funções e cargos comissionados nesse início de trabalho com o intuído de cortas gastos. Porém vários casos serão estudados pela equipe do prefeito e um deles vai ser o do ex-gestor do parque da Prainha.

O Presidente da ASAP - Associação dos Surfistas e Amigos da Prainha, Antônio Abrantes, e a Presidente da AMOR - Associação dos Moradores do Recreio dos Bandeirantes, Simone Kopezynski, fazem parte do grupo que pede o retorno de Abílio ao parque da Prainha.

“Além de bom administrador, o Abílio integrou, durante a sua gestão, a comunidade do surf ao parque, fato que multiplicou não somente os usuários, mas também as pessoas interessadas em ajudar a preservar o parque”, disse Simone.

Antônio Abrantes também frisou a importância de Abílio para o parque e, como presidente da ASAP, emitiu um pedido formal ao prefeito para que ele seja reempossado, mesma atitude que teve a Simone.

“O Abílio é um cara que faz um trabalho de preservação do meio ambiente no Recreio há muitos anos e é fundamental para o parque da Prainha. Desde que o parque foi inaugurado, nunca tivemos um gestor tão ativo, que também fosse tão parceiro da ASAP e que compreendesse nossos ideais. A parceria com a ASAP vai desde a areia da praia, passando pelo estacionamento até o próprio parque. Ele está sempre presente e a prefeitura nunca teve um gestor naquela área como ele. Se tem um lugar no município que a prefeitura não precisa mudar é ali”, comentou Neném, como é conhecido Antônio Abrantes.

Prainha. Foto: divulgação.

Prainha. Foto: divulgação.



Abílio Fernandes foi Administrador Regional do Recreio dos Bandeirantes (01/2000 a 07/2003), Gestor do Parque Natural Municipal de Marapendi (04/2009 a 05/2014), além de Gestor do Parque Natural Municipal da Prainha (06/2014 a 12/2016).

Abílio também já foi Presidente da Feserj (Federação do Surf do Estado do Rio de Janeiro) e participou de inúmeras ações de defesa do meio ambiente, como protesto contra o aumento do gabarito na Praia do Pontal, que teve como objetivo embargar obras de espigões que seriam erguidos na área, fez vários eventos em defesa da vegetação da Praia da Macumba, elaborou projetos de recuperação da vegetação nativa das praias do Rio de Janeiro, criou o projeto Alunos Guardiões da Orla, que teve a participação de mais de 1.700 alunos de escolas municipais na plantação de mudas de vegetação nativa nas praia do Recreio e muito mais.

Entre seus trabalhos como gestor do parque da Prainha podemos citar a implantação do guardo corpos na descida da praia, o ordenamento do comércio, com ambulantes cadastrados, uniformizados e capacitados, o reflorestamento e a recuperação do costão rochoso do parque, a recuperação e enriquecimento da área úmida e trechos de encosta, a recuperação do deck do Mirante do Caeté, o ordenamento e a sinalização do estacionamento entre outras importantes ações.

Ricosurf / Por Carlos Matias





  • Notícias relacionadas

  •  

Outras notícias de Meio Ambiente







Carregando dados...

mail

Cadastre seu email e receba conteúdos exclusivos, promoções e novidades do portal .com



© 2017. Todos os direitos reservados
  • Acompanhe o Ricosurf