Meio Ambiente - Saneamento básico é a onda da vez

O Instituto Trata Brasil atua desde 2007 trabalhando para que o cidadão seja informado e reivindique a universalização do saneamento básico


Desde 2018, o surfista Rico de Souza integra o time de embaixadores do Instituto Trata Brasil com outras personalidades como a ginasta, Daiane dos Santos; o nadador paraolímpico, André Brasil; o velejador, Lars Grael; o judoca, Flávio Canto; o velejador, Vilfredo Schurmann; entre médicos, promotores públicos, jornalistas e outras personalidades do setor ambiental.

Foto: Instituto Trata Brasil.

Foto: Instituto Trata Brasil.



O Instituto Trata Brasil atua desde 2007 trabalhando para que o cidadão seja informado e reivindique a universalização do serviço mais básico, essencial para qualquer nação: o saneamento básico.

O Brasil ainda é um país muito desigual nessa infraestrutura, sobretudo nas regiões mais pobres. O cenário do saneamento básico é de urgência, ano pós ano os dados são mais agravantes, são quase 35 milhões de brasileiros sem o acesso ao atendimento de água, mais de 100 milhões de brasileiros não têm acesso a coleta de esgoto e menos da metade dos esgotos do país são tratados.

Foto: Instituto Trata Brasil.

Foto: Instituto Trata Brasil.



Para dar mais legitimidade nas ações, o Instituto Trata Brasil desenvolve projetos em comunidades vulneráveis ao saneamento básico e onde a falta de água e o contato diário com os esgotos ao céu aberto fazem parte da realidade das famílias.

Visando a necessidade e a urgência de abrir espaço para o tema, que direta e indiretamente afeta diversas áreas econômicas e sociais como saúde, educação, emprego e valorização do turismo, a partir de hoje, o site Rico Surf terá uma área específica para falar sobre saneamento e meio ambiente.

Lançamento do painel Saneamento Brasil

Recentemente o Trata Brasil divulgou um painel criado com o intuito de levar mais informações aos brasileiros para que tenham acesso à situação do saneamento nas cidades onde moram e verifiquem se possuem o atendimento apropriado em relação a este serviço.

Painel Saneamento Brasil.

Painel Saneamento Brasil.



O portal disponibiliza informações sobre saneamento básico, impactos sociais, econômicos e ambientais da falta deste serviço, bem como os benefícios quando os serviços chegam de forma apropriada.

Permite que o cidadão tenha acesso fácil aos dados de diferentes localidades, desde Municípios, Estados e Regiões Metropolitanas e, também, compare localidades e indicadores de saneamento ligados a saúde e renda, educação, valorização imobiliária, impactos ao turismo, entre outros.

Quer conferir dados da sua cidade? Acesse! https://www.painelsaneamento.org.br/

Comentários