ONG Parceiros do Mar retira mais de meia tonelada de lixo do litoral do Paraná

Próxima ação de limpeza das praias em parceria com a Mundo Livre FM acontece neste sábado, 26 de janeiro, em Shangrilá (PR)


Entre os meses de dezembro 2018 e janeiro de 2019 foram realizados sete mutirões de limpeza das praias do Paraná promovidas pela ONG Parceiros do Mar em parceria com a Rádio Mundo Livre FM e Begreen. Nesses sete dias os voluntários recolheram mais de meia tonelada de lixo retirada das praias do litoral. A ação que também promove a conscientização dos veranistas tem a próxima data marcada para este sábado, 26, no balneário de Shangri-lá, das 9h às 12h.

Foto: Rafael Regis Gregolin

Foto: Rafael Regis Gregolin



No litoral do Paraná os mutirões de limpeza aconteceram em Guaratuba, Praia de Leste, Shangri-lá, Matinhos e Itapema. As limpezas foram feitas a partir do local de concentração da equipe e até 3 quilômetros de extensão de areia das praias.

Foram 3 horas de ação por local, com coleta manual, contando com apoio de 12 voluntários e diversos veranistas, tendo como resultado final a retirada de 100 sacos com os resíduos, totalizando aproximadamente mais de meia tonelada de lixo.

Plástico é o vilão dos oceanos. Foto: Rafael Regis Gregolin.

Foto: Arthur Trauczynski.



Sobre os Mutirões de Limpeza Parceiros do Mar

Pelo sétimo ano consecutivo a ONG Parceiros do Mar mobiliza voluntários para ações de limpeza do litoral paranaense. No total a ONG já realizou mais de 40 mutirões que somaram mais de 10 toneladas de resíduos das praias. Nesta temporada as ações ganharam a parceria da rádio Mundo Livre FM no projeto "Juntos por um Mundo Live FM – Uma Atitude no Verão".

A ONG Parceiros do Mar atua na educação ambiental e segurança no mar no litoral paranaense. A maior parte do lixo recolhido são bitucas de cigarro, tampinhas, garrafas pet, redes, cordas e artefatos de pesca artesanal, que são destinadas diretamente a Associações e Cooperativas de reciclagem do litoral os resíduos, fomentando também a economia local.

Todos podem participar!

Orientação aos voluntários

O deslocamento é por conta dos voluntários interessados em ajudar. Cada um deverá também levar seu protetor solar, boné/chapéu, repelente, galocha, etc. Se chover a ação será cancelada e transferida para o próximo sábado.
 
Sobre a ONG

O Instituto Renata Turra Grechinski – ONG Parceiros do Mar foi fundado em razão da fatalidade que levou a vida da jovem Renata em fevereiro de 2012, quando surfava com amigos na praia de Coroados/ Barra do Saí, no litoral do Paraná. Enroscada em artefato ilegal de pesca (porque colocado sem sinalização a menor distância do que a mínima permitida por Portaria do Instituto Ambiental do Paraná), Renata não resistiu ao afogamento. A partir daí, familiares e amigos de Renata fundaram a ONG para lutar por um litoral mais seguro para todos, congregando três pilares de atuação: segurança no mar, conservação e preservação ambiental, e temáticas relativas à pesca.

Comentários