Transolímpica dá a largada com ações ambientais em prol da Zona Oeste

Evento comemora o dia do meio ambiente no Rico Point Barra


No dia 5 de junho, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, das 9:30 às 11h, a Concessionária ViaRio, responsável pela administração e operação da Via Expressa Transolímpica, realizará a primeira atividade do projeto “Rio que te quero verde” – uma ação de replantio de mudas nativas na orla da praia da Barra da Tijuca (junto ao quiosque do Rico Point Barra – Av. das Américas – altura do nº 3636).


O projeto “Rio que te quero verde” nasceu da preocupação da Concessionária ViaRio em construir uma rede de parceiros que amam a natureza e preservam o verde nessa região, criando um espirito colaborativo, onde a Zona Oeste (moradores, empresas, instituições públicas e privadas) “dá a largada” com ações positivas de preservação ambiental no seu território.

A criançada participando do replantio. Foto: divulgação


Essa primeira ação do projeto será realizada em parceria com o surfista e empresário Rico de Souza e com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e tem como objetivo primordial conscientizar a nova geração da importância da preservação do Ecossistema. Outros apoiadores engajados com essa causa também ajudarão a realizar o evento, são eles: Grupo Trata Brasil, Grupo Viton, La Fruteria e Café Teichner.


Nessa ação, cerca de 50 alunos da Escola Municipal Silveira Sampaio e da Creche Municipal Sempre Vida Nise da Silveira, ambas localizadas na Zona Oeste, terão uma aula sobre a importância da preservação do Ecossistema. O Grupo Trata Brasil vai bater um papo com as crianças alertando sobre as questões de saneamento básico. Serão plantadas cerca de 200 mudas na praia e as crianças realizarão a coleta de microlixo e retirada das espécies em desacordo com a região.

Ação ambiental fazendo a diferença. Foto: divulgação

“Estou muito feliz em poder participar e ajudar nesta ação ambiental. Acho extremamente necessário educar as crianças e a população sobre a importância da vegetação nativa das praias. Eu sempre estive envolvido com os projetos ambientais. São humildes contribuições, mas que servem de exemplo para alertar a população sobre a preservação da natureza, das nossas praias. Moro na Zona Oeste há trinta anos, uso a Transolímpica diariamente e sei o quanto essa região é linda e carente de ações ambientais. A construção dessa via expressa deixou a praia da Barra e do Recreio mais próxima, possibilitando a prática do surf e trazendo mais qualidade de vida para os cariocas", disse Rico de Souza. 

Rico com a criançada - Foto: divulgação


A Transolímpica possibilitou a maior integração da Zona Oeste ao restante da cidade, fazendo com que o cidadão carioca possa descobrir as maravilhas dessa região. Nesse contexto, estamos reunindo uma rede socioambiental de parceiros que buscam colaborar com a melhoria dessa localidade, do ponto de vista social e ambiental, tornando-a cada vez mais atrativa para os cariocas.

O nosso objetivo é mostrar a importância da Transolímpica, como agente transformador da região onde ela se faz presente, afirmando a sua vocação de via sustentável, viabilizadora e que encurta as distâncias da Zona Oeste, aproximando pessoas ”, conclui Izabel Loureiro, Gerente de Sustentabilidade ViaRio.

Site: https://viario.com.br/
Instagram : @transolimpica.viario

Comentários