Acidente no Hawaii - Owl Chapman fratura o fêmur em Sunset

Mestre das gunzeiras tomou uma lipada num mar clássico com ondas de 8 a 10 pés


Nesta segunda-feira aconteceu um acidente em Sunset Beach com o renomado mestre das gunzeiras e surfista veterano do North Shore de Oahu, Owl Chapman. Own quebrou o fêmur tomando uma lipada pesada em Sunset durante a manhã. Havia muita gente na água, pois estamos recebendo a melhor ondulação da temporada até então. O mar está clássico com séries de 8 a 10 pés havaianos e vento do quadrante sul, que deixa as direitas do North Shore totalmente épicas.

Own Chapman fratura o fêmur em sunset Beach. Foto: Tracy Yamato.

Own Chapman fratura o fêmur em sunset Beach. Foto: Tracy Yamato.



Muitos amigos estavam na água e vários assistiram o acidente, prestando socorro imediatamente. Os salva vidas chegaram rápido e todos ajudaram a vítima a sair do mar de certa forma mobilizado, já que o shore break estava pesado.  Eu optei em surfar Jockos, que também estava grande, com muitas séries fechando o canal até Chuns Reef.

Eu observava o mar de manhã em Sunset, pois sabia que lá estaria de bom, mas por ser o primeiro swell grande da temporada e prestes a rolar dois campeonatos, o crowd estava intenso e resolvi ir para outro lugar.  Durante a manhã de altas ondas em Jockos, não tive como reparar o som da ambulância passando pela estrada em direção a Sunset, cheguei a pensar que alguém tinha se machucado surfando, mas não imaginaria que fosse o Owl, inclusive eu o vi passando com seu carro quando eu checava as ondas antes de cair no mar.

Owl Chapman, Sunset Beach - 23 de outubro. Foto: Tracy Yamato.

Owl Chapman, Sunset Beach - 23 de outubro. Foto: Tracy Yamato.



Para quem está acostumado a surfar no North Shore, é comum escutar a ambulância quando o mar sobe. Quando sai da água, fui cumprimentar meus amigos salva vidas e fiquei sabendo do acidente. Muita gente está chateada nesse momento e postando homenagens via mídia social. O Owl é muito querido no Hawaii, pois além de ser um dos surfistas mais antigos que ainda surfa quando mar está grande, ele faz as melhores pranchas para essa onda em particular.

Owl Chapman. Foto: reprodução Facebook.

Owl Chapman. Foto: reprodução Facebook.



Suas pranchas predominam o outside de Sunset e quase todos os surfistas tem uma gunzeira do velho Own Chapman em seus quivers. Infelizmente com sua idade (60+), sua recuperação será muito lenta e provavelmente ele não voltará mais a surfar o local que ele mais ama na vida. O que dá mais pena é saber que agora é a época do ano que ele mais trabalha, pois é início de temporada e muitos optam em fazer suas pranchas em última hora, além dos turistas que vem para a temporada.

"Owl Chapman surfboards. Simplesmente uma das melhores pranchas que tenho", Ricardo Taveira. Foto: arquivo pessoal.

"Owl Chapman surfboards. Simplesmente uma das melhores pranchas que tenho", Ricardo Taveira. Foto: arquivo pessoal.



Infelizmente um dia tão especial com altas ondas ficou marcado por um momento triste para a comunidade do surf do North Shore. Tenho certeza que todos estão sentindo a mesma tristeza que eu agora, e o sentimento bom que um dia de altas ondas nos trás, não é o mesmo quando um de nós se machuca. Força Own Chapman!

Ricardo Taveira é surfista, mergulhador profissional, instrutor de apnéia e proprietário da Hawaii Eco Divers & Surf Adventures, empresa de mergulho, surf e ecoturismo no North Shore de Oahu.

A Hawaii Eco Divers oferece serviços de viagem completo, incluindo acomodações, transporte, atividades turísticas e total assistência aos brasileiros que pretendem viajar ao Hawaii.  http://hawaiiecodivers.com/pt-br/

Comentários