Big Wave Awards - Lucas Chumbo na expectativa

Discípulo de Carlos Burle concorre pelos prêmios de melhor perfomance e maior onda remada no Big Wave Awards, que acontece sexta-feira em Los Angeles.


O Brasil pode entrar no fim de semana no topo do mundo das ondas grandes. Nesta sexta-feira, em Los Angeles (EUA), acontece o Big Wave Awards da WSL, que é o Oscar das Ondas Grandes da Liga Mundial de Surf, e o País tem grandes chances de ter o dono da melhor performance e maior onda remada com Lucas Chianca, o "Chumbo".

Lucas Chumbo Chianca. Foto: Pedro Tojal.

Lucas Chumbo Chianca. Foto: Pedro Tojal.



Na primeira categoria, Chumbo é um dos grandes cotados após uma vitória épica na tradicional etapa de Nazaré, em Portugal, recebendo de vez o bastão das mãos de seu mentor, Carlos Burle, um dos maiores nomes da história das ondas grandes; já na segunda categoria, a das maiores ondas remadas, Lucas concorre com duas ondas, uma em Jaws e outra em Nazaré.

"Estou super ansioso! É todo um ano de trabalho e espera por esse dia. Ano passado bati na trave. Esse ano investimos mais, treinamos mais, viajamos mais, nos dedicamos muito mais e espero que de certo!", conta Chumbo, que, junto com Burle, entrou em uma rotina intensiva de preparações físicas e mentais (como o ioga) exclusivamente visando o circuito mundial das ondas grandes.

Carlos Burle e Lucas Chumbo. Foto: Pedro Tojal.

Carlos Burle e Lucas Chumbo. Foto: Pedro Tojal.



A premiação viria para coroar todo o esforço feito por Lucas em uma temporada de sonho. Se assim já está bom, com o Big Wave Awards pode ficar ainda melhor. "Está na mão dos juízes, mas estou realizado por vencer a etapa mais especial (para mim) do circuito, que é Nazaré", destaca o atleta de Saquarema de 22 anos de idade.

"Estou muito feliz em ter tido um bom ano de estreia no mundial e estar conquistando meu espaço. Concorrer como melhor performance pela segunda vez e maior onda remada pela segunda vez no meu segundo ano de Big Wave Award é fantástico", completa. Além de Chumbo, Rodrigo Koxa também concorre pela maior onda surfada (que pode ser também a maior onda surfada na história).

Lucas venceu etapa de Nazaré. Foto: Pedro Tojal.

Lucas venceu etapa de Nazaré. Foto: Pedro Tojal.



"Seria muito importante trazer para o Brasil essas conquistas, o que seria uma prova do reconhecimento ao trabalho que estamos fazendo nas ondas grandes. Há muitos anos estamos protagonizando acontecimentos importantes em nossa modalidade e essas indicações já mostram que estamos no caminho certo."

Comentários