BWT Jaws - Lucas Chianca e Danilo Couto avançam nas bombas de 45 pés

Os dois brasileiros se classificaram para as semifinais que estão programadas para acontecer neste sábado


O Brasil tem dois big riders nas semifinais da etapa do Big Wave Tour que começou nesta sexta-feira no pico havaiano de Jaws, localizado na ilha de Maui. Danilo Coutro e Lucas Chianca Chumbinho estão em baterias diferentes e podem se encontrar na final. A primeira fase rolou em ondas que chegaram aos 45 pés de face.

Lucas Chianca Chumbinho. Foto: WSL / Saguibo.

Lucas Chianca Chumbinho. Foto: WSL / Saguibo.



Lucas Chianca foi um dos destaques do dia e recebeu muitos elogios dos comentaristas da Liga Mundial de Surf, Kaipo Guerrero e Peter Mel. O saquaremense competiu na quarta e última bateria da primeira fase e após mais de 20 minutos de espera, dropou a primeira onda da primeira série que apareceu no duelo.

Lucas mostrou muito controle de backside numa direita enorme e procurou surfar na parte crítica. A apresentação valeu a maior nota da disputa, 7,50 pontos, que foi dobrada (a maior nota de cada atleta é multiplicada por 2).

Depois de mais uma longa espera Lucas dropou outra direita, segurando a borda e cavando antes de chegar na base da onda, com a intenção de se colocar no trilho do tubo. Ele não chegou a ficar entocado, mas a atitude alidada a segurança rendeu mais 5,50 pontos e a vitória na bateria. Mas ele ainda dropou uma esquerda, executando uma rasgada meio layback e quando terminou de tempo do duelo (60 minutos), se jogou noutra direita enorme e mais uma vez completou a onda, para delírio dos apresentadores da transmissão ao vivo da WSL.

O outro brasileiro que avançou foi Danilo Couto. O baiano competiu no segundo confronto e avançou com a segunda posição após surfar duas boas esquerdas. Danilo recebeu um convite na última hora e herdou a vaga deixada pelo havaiano Shane Dorian, que optou por não competir devido a dores nas costas. Danilo, um dos primeiros a surfar Jaws na remada, aproveitou a oportunidade e segue vivo na competição.

Danilo Couto. Foto: WSL / Saguibo.

Danilo Couto. Foto: WSL / Saguibo.



Melhor do dia

O melhor big rider do dia foi o havaiano Ian Walsh, que dropou as maiores ondas e conquistou duas notas altas: 8,90 e 8,33. A melhor apresentação dele foi numa bomba da série pra direita que ele dropou e passou pela parte crítica com controle.

Ian Walsh. Foto: WSL / Saguibo.

Ian Walsh. Foto: WSL / Saguibo.



Outro que fez bonito foi o também havaiano Billy Kemper, big rider que está defendendo o título dessa competição. Ele botou pra dentro do maior barrel da primeira fase, andou muito lá dentro e por pouco não saiu. A atuação valeu 8,67 pontos.

Calado

Pedro Calado, finalista nessa prova em 2016 (5º lugar), terminou a terceira disputa do dia na quarta posição e foi eliminado. O carioca optou por pegar as esquerdas e surfou duas. Na primeira mostrou sua já conhecida atitude e controle, mas depois de andar um bom percurso na onda foi derrubado pela espuma. Na segunda ele caiu um pouco depois do drop. Calado ainda levou uma bomba na cabeça, mas voltou pro pico em busca de mais ondas, porém nos últimos 20 minutos nenhuma série apareceu no outside.



Próxima chamada

A próxima chamada para o evento acontece neste sábado às 16h (horário de Brasília).

Assista as disputas AO VIVO.

No dia vai rolar também a final da categoria feminina e o Brasil vai ser representado por Andrea Moeller.

Primeira fase Masculina

1: Billy Kemper (HAW) 21.51, Cristian Merello (CHL) 19.94, Mark Healey (HAW) 18.83, Koa Rothman (HAW) 17.84, Francisco Porcella (ITA) 11.37, Jimel Corzo (MEX) 0.20

2: Makuakai Rothman (HAW) 17.27, Danilo Couto (BRA) 14.84, Greg Long (USA) 13.94, Will Skudin (USA) 10.71, Tom Lowe (GBR) 7.54, Aaron Gold (HAW) 3.20

3: Ian Walsh (HAW) 26.13,  Kai Lenny (HAW) 19.37, Ryan Hipwood (AUS) 15.03, Pedro Calado (BRA) 14.71, Trevor Carlson (HAW) 13.57, Nic Lamb (USA) 0.20

4: Lucas Chianca (BRA) 20.50, Jamie Mitchell (AUS) 17.87, Albee Layer (HAW) 12.41, Joao De Macedo (PRT) 11.64, Nathan Florence (HAW) 9.34, Shaun Walsh (HAW) 3.54

Semifinais

1: Billy Kemper (HAW), Cristian Merello (CHL), Mark Healey (HAW), Makuakai Rothman (HAW), Danilo Couto (BRA), Greg Long (USA)

2: Ian Walsh (HAW), Kai Lenny (HAW), Ryan Hipwood (AUS), Lucas Chianca (BRA), Jamie Mitchell (AUS), Albee Layer (HAW)

Final Feminina

Paige Alms (HAW) Justine Dupont (FRA), Andrea Moeller (BRA), Keala Kennelly (HAW), Felicity Palmateer (AUS), Bianca Valenti (USA)

Comentários