Rodrigo Koxa agora é ‘Cidadão de Guarujá’ oficialmente

Big rider pegou a maior onda já surfada na história


A maior onda já surfada na história, conquista do surfista brasileiro Rodrigo Koxa em Nazaré, Portugal, continua sendo reconhecida. Depois de receber o prêmio Big Wave Awards, da World Surf League (WSL), ter o seu recorde legitimado pelo Guinness Book e seu feito exibido num gigantesco telão em plena Times Square, em Nova York (EUA), ponto turístico mais visitado do Mundo, o atleta nascido em Jundiaí recebeu o título de Cidadão de Guarujá, pela Câmara Municipal, na cidade que adotou para morar e poder viver do surf.

Toninho Salgado, Koxa e Edilson Dias (Presidente da Câmara). Foto: divulgação.

Toninho Salgado, Koxa e Edilson Dias (Presidente da Câmara). Foto: divulgação.



A homenagem, considerada a maior honraria do município, foi uma iniciativa do vereador Toninho Salgado, para reconhecer a trajetória de Rodrigo Koxa, sempre levando o nome da Cidade pelo Mundo. A entrega foi realizada em sessão solene, presidida pelo vereador Edilson Dias de Andrade, com muitos representantes do surf presentes.

“Ele é um exemplo de superação e colhe os frutos de sua dedicação e a mor ao surf. Por onde passa, leva o nome de nossa cidade. Seu trabalho merece reconhecimento”, falou o Toninho Salgado, ao lembrar o início do surf de Koxa em Guarujá, ainda aos oito anos e toda a sua trajetória como big rider, se dedicando às maiores ondas do Mundo, para chegar ao ápice com o prêmio e recorde mundial.

Foto: divulgação.

Foto: divulgação.



Para Koxa, esse foi mais um momento especial e emocionante de sua vida. “Eu sempre me considerei guarujaense, mas agora é oficial”, disse. “Obrigado a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória, os amigos que fiz em Guarujá. Cidade que eu amo e sempre fiz questão de levar o nome onde surfei. Nasci em Jundiaí, mas foi aqui que eu criei a minha história. É com muita honra que estou aqui. Para mim, é um prêmio”, falou o surfista.

“Semana que vem eu vou para a minha sexta temporada em Portugal. Vou depois da eleição, porque faço questão de votar. Vou chegar em Nazaré como recordista, como campeão mundial e como guarujaense”, complementou Rodrigo Koxa, agradecendo, em especial, a esposa, Aline Cacozzi.

Vale lembrar que a onda histórica, que garantiu o prêmio da WSL e o registro no Guinness, foi surfada por Koxa no dia 8 de novembro do ano passado, em Nazaré, Portugal. Foram incríveis 80 pés (cerca de 24,4 metros), superando a marca anterior, que era do norte-americano Garrett McNamara, ícone das ondas gigantes. Rodrigo Koxa é patrocinado por Koxa Bomb e Perfect Wave, com apoios de Travel Ace Assistance, Akiwas, Silver Surf, SPO, Delírio Natural, Tomihama Sushi e Flex Academia Guarujá.

Comentários