Alerta vermelho! Mega swell é previsto para este fim de semana

Condições excepcionais são esperadas para este próximo swell que chega na sexta



                              Ian Cosenza num dia épico na Baía de Guanabara. Foto: @bidudigital

Tirem as crianças da praia, que agora o bicho vai pegar de verdade!

Isso porque um mega swell, com condições extremas e raras, está previsto para chegar à costa sudeste do país nesta sexta-feira, com ondas que podem passar dos 3,0 metros.

O fato é que o alerta vermelho está ligado, nesse que promete ser uma das maiores ondulações dos útlimos anos a atingir nossas praias.

                              Previsão do Surfline Brasil indica possível dia histórico. Foto reprodução

O auge desse swell está marcado para sexta-feira (11), com os gráficos indicando ondas que podem passar dos 3,5 metros nas maiores das séries, com ondulação de Sudeste e período entre 14 a 15 segundos.

Essa ondulação diminui um pouco no fim de semana, mas as ondas devem manter-se na casa dos 3,0 metros, com possíveis maiores. O período entre as séries fica na casa dos 14 segundos e a direção do swell continua de Sudeste.


              Gráfico do Climatempo mostra ciclone (em azul) e anti-ciclone (em roxo). Foto reprodução

Segundo alguns especialistas, as condições deste swell que aproxima-se são raras. Um ciclone extra tropical está formando-se entre a costa do Uruguai e a costa gaúcha. Mas o que realmente está chamando a atenção, é a formação de um anti-ciclone extremamante poderoso no Atlântico Sul, ao largo da costa da Argentina, em conjunto com esse ciclone extratropical.

São raras as veze em que é possível identifcar um anti-ciclone tão potente e com um valor de pressão tão intenso quanto esse que vem sendo projetado para os próximos dias.

Esses fenômenos terão um efeito muito grande na costa sul e sudeste do Brasil, gerando ondas muito grandes e, principalmente, com muita energia, podendo proporcionar condições excepcionais de surf.


                    Carlos Burle bota pra baixo num dia raro na Baía de Guanabara. Foto: @bidudigital

Podemos ver picos raros quebrando de gala nesses próximos dias. Picos como "A Besta", na Baía de Guanabara, Praia do Flamengo, Itapuca, Sorriso de Copacabana dentre outros, podem rolar nesse mega swell que está chegando.

Já que todo mundo estava reclamando deste inverno em relação ao surfe, Netuno resolveu nos presentear com essas bombas que estão por vir.

E aí, preparados?

Veja a previsão completa em nossos gráficos.



                                  Pedro Scooby numa onda mutante na Ilha Mãe. Foto: @luccabiot

Comentários