Arpoador Clássico 2017 - Competição acontece neste domingo

Preparem as gunzeiras, pois esta edição promete ser histórica!


Foi confirmada para o próximo domingo (13) a chamada para o OsklenSurfing ARPOADOR CLÁSSICO 17, campeonato de surf mais tradicional da Praia do Arpoador, que só é realizado com altas ondas.


                                Marcelo Boscoli numa esquerda de respeito no Arpoador. Foto Apavas

E elas estão vindo! Um novo MEGA SWELL de sul-sudeste (SSE) está previsto para atingir o litoral carioca nesta sexta-feira (11) e permanecer bombando altas ondas até o meio da próxima semana. De acordo com as previsões do diretor de prova Guilherme Aguiar, consultor do site Surfline, o swell está sendo gerado por uma pista de ventos na borda sul de uma baixa pressão atmosférica e deve atingir o seu primeiro ápice na tarde de sexta-feira.

A presença de um sistema de alta pressão extremamente forte ‘alimentando’ essa baixa deve produzir um swell muito consistente, com séries frequentes e com muitas ondas. Para domingo o swell deve continuar bombando e virar mais para sudeste (SE), proporcionando condições épicas para o OsklenSurfing ARPOADOR CLÁSSICO 17, etapa prime do Circuito Arpoador Surf Club 17.

A organização do evento optou por liberar os primeiros dias do swell para o free-surf, para que todos possam testar suas guns e afiá-las para a competição, cuja primeira chamada para início é no DOMINGO ÀS 08 HORAS, com uma rápida triagem da categoria Open. A seguir, começa a primeira fase Open e Grand-Master. Devido as condições extremas, a direção de prova decidiu aumentar o número de atletas na água e o tempo de bateria. À princípio, serão 8 atletas com 50 minutos no sistema semelhante ao dual-heat, com a prioridade entre as baterias trocando a cada 25 minutos.


                                                                        Cartaz oficial do evento. 

Com este novo formato a competição poderá terminar mais cedo, em torno de 15:30 h, liberando a área para os mais destemidos aproveitarem as morras.

No segundo dia, que poderá ser qualquer dia de segunda a quarta-feira, todos os atletas da Open e Grand-Master voltam para a água para a segunda rodada, agora em baterias de 40 minutos (trocando prioridade a cada 20 minutos). Haverá também as finais Legends Longboard e Feminino com o mesmo formato, baterias de 8 atletas e 40 minutos de duração, com regra de prioridade (trocando a cada 20 min).

Finalizando o evento, as finais Open e Grand-Master com baterias de 30 minutos de duração compostas pelos quatro primeiros colocados na primeira fase classificados em função das suas quatro melhores ondas (nos dois dias).

Boa sorte a todos os atletas e GO FOR IT!

O Circuito Arpoador Surf Club | OsklenSurfing 17 é uma realização da associação dos surfistas do Arpoador – Arpoador Surf Club – A.S.C. em parceria com a OsklenSurfing e apoio de:

KONI STORE
G-SHOCK
BOARDS CO | SILVERBAY
ART IN SURF
ACQUATIC
THE BAR SURFSHOP
CARVER SKATES
CERVEJA PRAYA
ARTESANAL PRODUTOS NATURAIS
JUÇAÍ ORGÂNICO
NIVANA
RASTA WAX

Apoio de mídia: RicoSurf
Apoio institucional: Instituto E, FESERJ, e Superintendência Regional da Zona Sul.
Agradecimentos: Casa2imagem, Prefeitura do Rio, 3º SGMAR, 14ª Delegacia De Polícia Civil, 23º Batalhão De Polícia Militar, e Favela Surf Clube.

Comentários