ASN: Cauet Frazão vence em Itacoatiara

Após analisar as condições do mar no Canal de Itaipu e na praia de Itacoatiara no dia 17 de agosto, a direção de prova da primeira etapa do Circuito ASN


 

Cauet Frazão -  Foto: André Cyriaco

Após analisar as condições do mar no Canal de Itaipu e na praia de Itacoatiara no dia 17 de agosto, a direção de prova da primeira etapa do Circuito ASN Puro Suco Nova Geração 2019, apresentado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, fez a escolha certa e transferiu a estrutura do evento para o canto da pedra do Costão. Itacoatiara não recebia a nova geração desde 2016 e apresentou condições ideais para os pequenos atletas de até 14 anos. Além de valer para o tradicional ranking municipal, neste ano o campeonato ganhou status estadual, pois também contou 500 pontos para o ranking da FESERJ.

Davi Monteiro -  Foto: André Cyriaco

A procura por surfistas do Estado foi grande com muitos jovens competidores vindos de Saquarema, Cabo Frio, Búzios e Rio de Janeiro, mas o destaque do campeonato veio do Nordeste. O cearense Cauet Frazão é patrocinado pela Pena e se radicou na cidade do Rio para treinar e competir. Avançou suas baterias em primeiro e venceu a categoria Iniciante, consolidando sua liderança no ranking estadual. Outro destaque foi o cabofriense Pablo Gabriel. Ele participou das finais de todas as categorias que disputou, venceu a Petit, ficou em segundo na Infantil, em terceiro na Iniciante, e levou um troféu da Pena por ter surfado a melhor onda do campeonato.

Eduardo Soares - Foto: André Cyriaco

A revelação do evento foi o pequeno Luí da Matta de apenas 6 anos. O niteroiense sempre participa do Festival Surf Campeão e pela primeira vez se inscreveu em um campeonato. Ele representou Niterói em todas as baterias que disputou, avançou para final logo em sua primeira participação e finalizou em quarto na Pré-Petit.


Igor Oberlander -  Foto: André Cyriaco

INICIANTE - Cauet Frazão é de Fortaleza no Ceará e se mudou para o Rio neste ano em busca da evolução no esporte. Ele já tinha vencido o campeonato em Ponta Negra e confirmou seu favoritismo em Itacoatiara com o título da Iniciante. Rafael Lutfy foi o campeão do ranking do ano passado e ficou na segunda colocação nesta etapa. As promessas do Estado, Pablo Gabriel e Nathan Hereda, ficaram respectivamente em terceiro e quarto.


Igor Shibata -  Foto: André Cyriaco

INFANTIL
O carioca Nathan Hereda encontrou a melhor onda da final mais para o meio da praia e garantiu a vitória na Infantil. Pablo Gabriel ficou com o vice na Sub-12. Arthur Ferreira veio de Cabo Frio, não perdeu a viagem e garantiu o terceiro. O carioca do Recreio dos Bandeirantes, João Victor Coutinho, completou a decisão em quarto.


Nathan Hereda - Foto: Cyriaco

FEMININO INFANTIL

A final da Feminino Infantil contou com três surfistas do Canto do Recreio. Sarah Ozório já compete a alguns anos e conseguiu sua primeira vitória em Itacoatiara. Lanay Thompson é filha da campeã brasileira de longboard, Mainá Thompson, e garantiu a segunda colocação. Allany Tuze Coutinho de Saquarema foi a terceira e Letícia Calleia ficou em quarto.


Lanay Thompson -  Foto: André Cyriaco

PETIT
Pablo Gabriel é de uma família de surfistas e seu pai, Paulo Pequeno, é um dos melhores da Região dos Lagos. Ele encontrou uma direita longa e fez três manobras para garantir o título da Petit. Arthur Ferreira completou a dobradinha cabofriense em segundo. Ramon Kurpan ficou em terceiro e Sofia Tinoco foi a única menina na final, finalizando em quarto.

Luí da Matta -  Foto: André Cyriaco

PRÉ-PETIT

A categoria até 8 anos foi a que teve o maior número de inscritos e sempre envolve muita emoção. A diversidade de cidades na final da Pré-Petit demonstrou a importância e o reconhecimento do trabalho de base realizado em Niterói. Eduardo Soares veio de Mesquita, é local do Recreio, criado nos campeonatos da ASN e outro atleta da nova geração patrocinado pela Pena. Ele surfou boas direitas e foi o campeão. Vinicius Diniz é mais um de Saquarema que se inicia nos campeonatos em Niterói e na sua estreia já ficou em segundo. Guilherme Barreto foi outro do grande contingente de cabofrienses que chegou a final e terminou em terceiro. Luí da Matta contou com a vibração da torcida local na areia e fez bonito durante todo campeonato. Na final não foi diferente, botou pra baixo em Itacoá e terminou em quarto.

Pedro Henrique Canero -  Foto: André Cyriaco

A Associação de Surfe de Niterói realizou mais um evento em alto astral, em um bonito dia de sol e praia cheia em Itacoatiara. Com o cronograma apertado devido a transferência da estrutura para o Costão, as baterias foram finalizadas nas últimas horas da tarde. A entrega de prêmios aconteceu já de noite e foi reforçada com brinquedos da Prabhu Universo dos Brinquedos, que fez a alegria de toda garotada e seus familiares.

Nathan Hereda - Foto: Cyriaco 

O Circuito ASN Puro Suco Nova Geração 2019 tem patrocínios da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Niterói, Lanchonete Puro Suco, Pena, Prabhu Universo dos Brinquedos, Mini Use, Areia Biquínis, Batatas Crac e Pranchas Bou.

 

Comentários