Brasileiro fatura Categoria Master do USA Surfing 2019

Tempestade brasileira atuando em todas as esferas


 

 

Demian exibe o troféu - Foto:: arquivo pessoal

No último dia 15 de Junho, aconteceu a final nacional do circuito norte-americano de surf amador organizado pela USA Surfing ( https://www.usasurfing.org/ ), o USA Surfing Championships, realizado nas ondas da cidade de Oceanside na Califórnia.O evento reuniu os atletas que venceram seus circuitos regionais e que residem em diferentes lugares dos Estados Unidos, como Flórida, Hawaii, Texas, e Califórnia.O brasileiro Demian Borba de 38 anos, que hoje reside em Carlsbad, cidade próxima a San Diego, venceu a categoria Masters em condições muito difíceis com vento e ondas pequenas.

 

Demian em ação - Foto: arquivo pessoal

"A final foi muito emocionante! Consegui um 7.83 na metade da bateria e de repente o mar parou. É comum nesses swells de sul as séries demorarem mais. O segundo precisava apenas de um 6 para virar a bateria, mas não vieram ondas que proporcionassem notas maiores. O mais gratificante foi ter minha família vibrando (em português haha) na areia " ,  afirma  Demian.


Para se qualificar para o evento principal, Demian participou de 9 etapas da Western Surfing Association ( http://surfwsa.org ), circuito mais antigo do país, vencendo as categorias Masters e Open Mens, com direito a sua primeira nota 10 em campeonatos. Criado nas ondas da praia do Francês em Alagoas, hoje Demian surfa com pranchas Sharpeye e trabalha a preparação física com Adam Knox, ex-profissional e irmão do lendário surfista Taylor Knox.

 

Demian treina com o irmão do ex-top da WSL Taylor Knox -  Foto: MC Daniel

"Três anos atrás eu estava na mesa de cirurgia fazendo minha segunda cirurgia de joelho para reconstruir o ligamento cruzado anterior. Só de estar na água, surfando e próximo a natureza já é uma benção. Sou muito grato por esse ano de 2019, não sou surfista profissional, trabalho, tenho dois filhos, mas amo demais esse esporte. As pranchas do Márcio são simplesmente fantásticas, e toda a preparação física focada no surf com Adam contribuíram muito. Dedico essa conquista a minha esposa que cuida da família enquanto o papai vai surfar", completa.

 

 

 

 

Damien amarradão com sua família  - Foto: arquivo pessoal

 

A USA Surfing é reconhecida pelo Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) e pela Associação de Surf Internacional (ISA) como principal órgão responsável pelo esporte no país. Além de realizar o USA Surfing Championships todos os anos, ela é responsável por selecionar o time americano que disputa o ISA Games, o pan-americano e os jogos olímpicos. A instituição já revelou atletas importantes como Kolohe Andino e Griffin Colapinto, hoje atletas da elite mundial.

Comentários