Circuito Jonosake Aberto de Surfe do Recreio - 3ª e decisiva etapa teve início nesta sexta-feira

O dia foi reservado para as disputas da galera da Pro Jr sub 18 e dos profissionais de longboard, num dia marcado por duelos bem equilibrados e disputados.


Teve início nesta sexta-feira (08) a 3ª e última etapa do Circuito Jonosake Aberto de Surfe do Recreio 2017, que acontece entre os dias 08 e 10 de dezembro, no posto 11 do Recreio, em frente ao Hotel Blue Tree.


Estrutura do evento. Foto: Ricosurf / Iuri Corsini

O dia amanheceu com tempo fechado, com chuvas constantes ao longo da manhã e um forte nevoeiro que acabou paralisando a etapa por quase 1 hora em determinado momento. Mas, mesmo assim, com ondas de 0,5 metro com algumas séries maiores, rolando bem no inside, como é o comum do pico, os atletas foram pra água e tiveram que aproveitar as poucos oportunidades realmente boas que apareciam, o que deixou as baterias bem disputadas e difíceis.

A primeira bateria do dia começou com a categoria Pro Junior sub 18 masculina com os atletas Cauã Costa (1º) e João Quintanilha (2º) avançando para a próxima fase. Logo em seguida, passaram as suas baterias Vitor Ferreira (1º) e Juninho Malta (2º), Diego Brígido (1º) e Joel Dantas (2º), na bateria 3 e Daniel Domingos (1º) e Sanny Oliveira (2º) fechando o primeiro round na bateria de número 4.

 


'Split the peak". Cauã Costa pra direita e Ítalo Fernandes pra esquerda. Foto: Ricosurf / Iuri Corsini

Na sequência, foi a vez da galera do longboard profissional. Com uma premiação inédita, que nos remete aos áureos tempos do SuperSurf, sendo oferecido um carro para o grande campeão do circuito, a galera estava visivelmente na pilha e com a adrenalina a mil. Para contribuir ainda mais com essa tensão pré evento, a forte neblina aumentou de tal forma que acabou forçando a direção de prova a deixar o evento em stand-by, já que estava praticamente impossível identificar os atletas nas ondas.

Assim que o tempo melhorou, entrou a primeira bateria do long profissional na água e logo com a estréia do líder do circuito até o momento, Thiago Mariano, que acabou avançando em 2º em sua bateria e garantiu sua vaga na semifinal. Os detsaques do dia no longboard ficaram por conta do André Luiz, o Deca, e Rodrigo de Souza, o Saci, que acharam as melhores ondas do dia e fizeram a festa nas desafiadoras condições - especialmente para os longboarders.

 


André 'Deca', prestes a entrar em sua 1ª bateria. Foto: Ricosurf / Iuri Corsini

Na saída de sua bateria, 'Deca' conversou com Lima Jr., da Pena. "A bateria foi muito boa! Apesar da água estar muito gelada e as ondas pequenas, consegui encontrar duas boas ondas e consegui fazer o meu somatório. O campeonato está de altíssimo nível, apesar de ser o primeiro dia e vamos com tudo agora.". Deca é um dos candidatos ao título do Circuito, atualmente em 4º lugar geral, e é mais um que continua vivo na briga pelo carro.

Segundo foi divulgado pelo evento, após o término do round 1, as baterias do segundo round, que já equivalem as baterias semifinais, serão homem-a-homem, assim como foi na Pro-Jr. sub 18 de pranchinha.

 

Primeiro campeão conhecido

Finalizadas todas as baterias do round 1 do longboard profissional, o Pro Jr masculino voltou para o mar e foi até a última bateria das semi-finais. O grande destaque do dia foi o atleta da Pena, de apenas 14 anos, Cauã Costa, que acabou chegando na grande final. Com o resultado, o cearense radicado no Rio garantiu o título do Circuito Jonosake de Surfe da categoria, conquistando mais um campeonato no ano. Lembrando que ele ainda briga pelos títulos da sub 14 e sub 16.

As ondas foram ficando cada vez mais difíceis e os atletas tiveram que usar de todo o seu jogo de estratégia para acharem pelo menos uma onda boa na bateria. E quem conseguiu, mesmo admitindo nâo ter surfado bem, foi o atleta Vítor Ferreira de 17 anos, que vai encarar Cauã Costa na grande final da Pro-Jr, que será realizada no domingo, dia 10.

Estrutura e evento

A terceira etapa contou com uma excelente estrutura para os atletas e envolvidos no campeonato. O Café da manhã foi no melhor estilo hotel 5 estrelas e a galera aproveitou para começar bem o dia. Um amplo espaço no palanque principal garantia o conforto dos competidores, staffs e famílias, que aliás, deram o tom nesta sexta. O espaço ainda contava com uma áera com bicicleta ergométrica e equipamentos para treinamento funcional e um estrutor. 

O show está apenas começando e neste final de semana o bicho vai pegar com o restante das disputas. 

Esperamos todos vocês na praia, no posto 11 do Recreio, em frente ao hotel Blue Tree.

Nova chamada

A próxima chamada ocorre amanhã (09), às 08h, num dia cheio de disputas entre praticamente todas as categorias. As previsões não são das melhores. O mar deve abaixar um pouco em relação a hoje e o vento deve permanecer de oeste-sudoeste com intensidade fraca a moderada durante todo o dia.

Mas o melhor está reservado para o último e decesivo dia. No domingo o mar reage, as ondas devem quabrar entre 0,5 a 1,0 metro e o vento é previsto para estar mais favorável para o pico.

 

Resultados até o momento:

Pro Junior sub 18 masculina

Round 1

Bateria 1

1º - Cauã Costa
2º - João Quintanilha
3º - Ítalo Fernandes

Bateria 2

1º Vítor Ferreira
2º Juninho Malta
3º Bernardo Bordovsky
4º Vicente Ferreira

Bateria 3

1º Diego Brígido
2º Joel Dantas
3º Vítor Brígido

Bateria 4

1º Daniel Domingos
2º Sanny Oliveira
3º Pedro Carvalho


Round 2

Bateria 1

1º Cauã Costa
2º Diego Brígido
3º Juninho Malta
4º Sanny Oliveira

Bateria 2

1º Vítor Ferreira
2º Daniel Domingos
3º João Quintanilha
4º Joel Dantas


Semifinal

Bateria 1

Cauã Costa 11.25 x 6.05 Daniel Domingos

Bateria 2

Vítor Ferreira 8.75 x 6.05 Diego Brígido


Longboard profissional


Bateria 1

1º Patrick Ribeiro
2º Thiago Mariano
3º Fontinelle Roberto
4º Pedro Machado

Bateria 2

1º André Luiz 'Deca'
2º Geraldo Lemos
3º Gabriel Nascimento
4º Romoaldo Nascimento

Bateria 3

1º Rodrigo de Souza 'Saci'
2º Jefson Silva
3º Jeferson Silva
4º Robledo de Oliveira

Bateria 4

1º Marcelo Freitas
2º Alexandre Escobar
3º Vinícius Nunes
4º Dionísio Santos

*os dois primeiros colocados em cada bateria avançam para o próximo round.

Comentários