Edgard Groggia vence a Pro/AM, na segunda etapa do Vicentino de Surf 2019

SURF


 

Edgard Groggia -  Foto: divulgação

Os campeões da 2ª etapa do Circuito SurfnaCozinha de Surf Vicentino 2019 foram conhecidos no domingo (8), na Praia do Itararé, em São Vicente, e o guarujaense Edgard Groggia foi o grande destaque ao vencer a principal categoria do circuito, a Pro/AM. Groggia teve uma grande apresentação nesta etapa e superou atletas fortes como o vicentino Antony Silva, vencedor da primeira etapa e até o momento o único atleta a arrancar dos juízes a nota máxima do Circuito.

Emerson Pedra  -  Foto: divulgação

"O evento teve todo tipo de onda. No sábado ondas grandes e no domingo o mar baixou bastante. Uma bateria forte em ondas difíceis, mas eu consegui me adaptar e vencer essa bateria. O Antony é um adversário muito forte, com ele não pode vacilar. O Renan, aos poucos vem conquistando seu espaço e surfou muito bem, além do Luan que também surfou muito. Desta vez eu tive que usar muita técnica para fazer a prancha correr e assim conseguir finalizar as manobras com bastante precisão. Estou muito feliz por vencer mais uma etapa deste evento que é muito bem organizado. Em 2018 eu fui bi, ao vencer a primeira e a segunda consecutivamente e pretendo repetir a mesma atuação na próxima", disse Groggia.

Edson Vieira -  Foto: divulgação

Na decisão Master, o título da etapa ficou para o praia-grandense Anderson Robert, que nunca havia vencido em São Vicente. "Consegui pegar duas direitas legais e fiz uma boa sequência de manobras, tô amarradão. Nos últimos eventos que venci, venho apresentando bons resultados", disse o ex-surfista profissional, de 40 anos, que já venceu na mesma categoria os eventos de Peruíbe, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá, neste ano.

Já na categoria Junior, o santista Vinicius Parra, sagrou-se campeão. "Consegui achar boas ondas mesmo num mar difícil. De fora parece que tem onda, mas lá dentro a realidade é outra. Enfim, consegui dar o meu melhor e vencer. Para a próxima etapa espero ter o mesmo desempenho".

O legend e ex-surfista profissional Zé Paulo pela segunda vez consecutiva venceu a categoria estreante do circuito, a Kahuna, para os surfistas acima dos 45 anos. "Eu só tenho a agradecer a ASVS, a toda a comissão técnica. Aos apoiadores, patrocinadores, porque é disso que a cidade precisa. Esporte é vida, esporte é saúde, é dignidade. Esporte é tudo e é importante incentivar esta cultura porque os jovens desta cidade, onde eu cresci e aprendi a surfar, só tem a ganhar com isso", destacou.

Outra final bem disputada foi a do Longboard, que teve o vicentino Theo Cabeleira, de 15 anos, como vencedor. Ele ficou em segundo na primeira etapa e nesta conquistou a vitória. "Foi muito bom vencer em casa e espero outros bons resultados na próxima. No ano passado eu fiquei com a vice liderança no ranking geral, mas este ano estou fazendo o possível para terminar em primeiro".

Fabio Porto -  Foto: divulgação

Outro praia-grandense, Gustavo Giovanardi, de 16 anos, teve destaque na categoria Mirim. Na Iniciantes, o santista João Arthur, de 13 anos, conquistou o primeiro lugar. O guarujaense Ryan Araujo venceu na categoria Estreante. Na Petit, com apenas 8 anos, mais um praia-grandense, Vinicius Palma, foi o grande campeão e já tem na ponta da língua o discurso de um vencedor. "Eu fiquei muito feliz por ser campeão desta etapa do Vicentino e agora eu vou treinar muito para vencer a terceira etapa", disse.

Eduardo Groggia -  Foto: divulgação

Disputa Feminina

A categoria Feminina, nesta segunda etapa, contou com uma competidora de peso, Júlia Santos, atleta profissional de São Vicente, que atualmente figura na vice liderança do Circuito Brasileiro Profissional da CBSurf e também do ranking geral do Circuito Brasileiro.

Júlia Santos ditou as regras durante toda a bateria. No mar ela competiu contra Yasmin Neves, filha do surfista Zé Paulo, que venceu na Kahuna. Outras adversárias fortes foram Giovana Donato e Kemilly Sampaio. "Para mim foi bastante importante o evento Vicentino. O mais importante para mim foi que a minha mãe pôde me assistir, isso não há prêmio nenhum que supere. Poxa, as meninas estão surfando muito. Eu juro que pensei que seria mais fácil, mas não foi. Fiquei muito orgulhosa de ver que o surfe feminino tem crescido e essas novas atletas estão muito técnicas, surfe em evolução", disse Júlia.

Júlia tem como próximo desafio, nos dias 13 a 15 deste mês, em Ubatuba, mais um etapa brasileira no circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), realizado pelo surfista profissional Wiggolly Dantas e, na sequência, outra etapa da CBSurf, que será em Outubro, no Rio de Janeiro.

A terceira e última etapa do Vicentino de Surf 2019 está agendada para os dias 5 e 6 de Outubro, na Praia do Itararé, em São Vicente.

Resultado da Segunda Etapa


PRO/AM
1º Edgard Groggia
2º Antony Silva
3º Luan Carvalho
4º Renan Rodrigues


Master


1º Anderson Robert
2º Vinicius Bico
3º Fabio Porto
4º Carlos Bonfin


Kahuna


1º Zé Paulo
2º Cristian Vespa
3º Marcos Lopes
4º Edson Vieira


Longboard


1º Theo Cabeleira
2º Marcelinho do Tombo
3º Kaylane de Souza
4º Gabriel Moura


Feminina


1ª Julia Santos
2ª Kemilly Sampaio
3ª Yasmin Neves
4ª Giovanna Donato


Estreante


1º Ryan Araujo
2º Theo Schmidt
3º Vitor Prado
4º Thiago Doncev


Petit


1º Vinicius Palma
2º Miguel Medeiros
3º Ricardo Guedes
4º Henry Batista


Iniciante


1º João Arthur
2º Victor Santos
3º Roberto Alves
4º Dudu Ferreira


Júnior


1º Vinicius Parra
2º Samuel Alves
3º Gabriel Oliveira
4º Gabriel Eustaqueo


Mirim


1º Gustavo Giovanardi
2º Renan Rodrigues
3º Victor Santos
4º Noa Danucalov

 

O Circuito Vicentino de Surf 2019 é apresentado pela Lines Surf Shop e realizado pela Associação São Vicente de Surf (ASVS), com patrocínio do SurfnaCozinha, parceria da Prefeitura Municipal de São Vicente por meio da Secretaria de Esportes do município. Conta com a homologação da Federação Paulista de Surf e copatrocínios da O'Neill, Natural Art, Rubber Sticky, Stone Head, C-Four e Metalnox. Apoios: Criative Session, M.A.G.,Portal do Sol, Surferia, S.A.M. Surfboards, Menehhune Beach Wear, Melin Shape Desing, Rolling Pranchas de Surf, Mota Surfboard, MS Surfboards, Surfins, Rip Tide Surfboards, Classic Longboards, Fu Wax, Terraço Chopp, Cacau Center, Mega Sorte Loterias, Ymage Impressão Digitais, Mendes Odontologia, O Pastelão, BIG Frio, CRS Comunicação.

Comentários