Entrevista: Felipe Dantas mostra o caminho dos tubos na Indonésia

ENTREVISTA


 

Indonésia  -  Foto: divulgação

A partir deste mês, teremos uma sequência de matérias chamada "Caminhos da Indonésia", começando com esta entrevista exclusiva com FELIPE DANTAS, Top surfer brasileiro nas décadas de 80 e 90, desbravador de Fernando de Noronha, contando os segredos de uma Bali fora da temporada.

Ricosurf - Qual foi o motivo e pelo qual você decidiu morar em Bali. Fale um pouco sobre sua rotina nesse últimos 4 anos?

Felipe Dantas - Para continuar fazendo o que amo... surfar ondas perfeitas, que é o que faço e ainda profissionalmente nos dias de hoje aqui na llha Dos Deuses em BALI na Indonésia. Servindo e pondo toda minha experiência assessorando surfistas e famílias através da ONPARADISE2 para surfar ondas perfeitas na Indonésia em qualquer época do ano. Por exemplo, moramos em BALI por causa da época que vai de novembro a abril, é surreal a constância e perfeição das ondas de Bali nessa época do Verão. O período do verão Indonésio é igual ao do Brasil e é quando as ondas ficam super perfeitas em dias azuis e maravilhosos. Bali nessa época do ano, tem mais de 30 ondas, como; Pandawa, Nicos, Kerangansem, Serangan, Green Bowl, dentre outras de alto nível. O verão em Bali trás swells de sul proporcionando surf clássico e constante nas costas SUL e LESTE, muitas dessas ondas o surf brasileiro nunca ouviu falar. Pois é um mito achar que a ilha de Bali entre os meses de novembro a abril chove muito, o Rio de Janeiro, São Paulo ou Santa Catarina chove muito mais que Bali no verão, que tem um clima agradável, uma água quente e muito clara proporcionando um excelente mergulho e um turismo nas montanhas com restaurantes e cachoeiras maravilhosas e muito menos crowd. A mudança para bali veio em hora certíssima, pois eu e a Tati gostamos de surfar ondas perfeitas e constantes. E nada igual a bali no planeta terra, ondas perfeitas o ano inteiro, todo dia tem uma praia com swell e altas ondas, é impressionante.

Esquerdas iradas -  Foto: divulgação

Ricosurf - Fale sobre a assessoria que você vem dando para quem procura pegar ondas perfeitas, com segurança e tranquilidade:

Felipe Dantas - É notório o aumento do número de surfistas homens e mulheres em todo o planeta nos últimos 10 anos, tornando o surf disputado na maioria das ondas famosas. Recentemente os chineses começaram a surfar e em 10 anos não teremos ideia de como ficará, pois apenas 1% de chineses surfando serão 01 milhão e 600 mil surfistas a mais nos line ups do mundo. Quando criamos a empresa ONPARADISE2 aqui em bali, pensamos em dar qualidade com nossa experiência a surfistas e famílias que queiram pegar ondas perfeitas com qualidade sem precisar ficar disputando com muita gente na água, paralelamente criei uma técnica de melhoramento para todos os níveis de surf, desde o aprendiz ao bom surfista através do curso chamado Easy Surf Techiniques ou E.S.T. melhora desde remada a seu modo de surfar (estilo, posicionamento e como fazer as manobras com estilo certo de surfar) o curso é planejado para ser entendido de uma forma muito simples pelos surfistas que optam por aprender ou melhorar o que já sabem. Por isso se chama técnicas fáceis para surfar. É um sucesso aqui em bali a 3 anos, recebemos na academia vários países. Hoje em dia o que conta no surf é fazer um surf trip, pegar onda perfeita e se sentir tranquilo na água com seus amigos ou familiares, temos lugares em Bali e em TODA Indonésia que ainda se surfa ondas perfeitas e tranquilo, a ONPARADISE2 HOUSE é localizada no Bukit em Ungasan em Bali, em um lugar estratégico para surfar ondas no verão Balinês como também na época de inverno do surf na região de Uluwatu.

Felipe Dantas sabe o caminho dos tubos

Ricosurf- Por que o surf no verão balinês é perfeito?

Felipe Dantas - As costas sul e leste estão voltadas diretamente para o Oceano Indico, que tem uma atividade intensa com swells constantes de sul no verão, os ventos ficam muito calmos variando de todos os lados, proporcionando surfar em vários reefs como Pandawa, Green Bowl ou Nicos por exemplo, esquerdas e direitas power e perfeitas, no inverno a predominância é swells de oeste e ondas em 7 praias, pois o vento fica na mesma posição por 6 meses. As costas sul e leste são muito recortadas inúmeros reefs de direitas e esquerdas, são 70 quilômetros de costa com todos os tipos de ondas possíveis com um vento muito calmo e terral todo dia durante 5 meses. De novembro a março as costas sul e leste de Bali tem muita onda, fora ainda os dias de verão surpresa que o vento vira terral em Uluwatu ou Bingin com ondas perfeitas simplesmente com quase ninguém no line up. Bali no verão tem uma água muito clara com 28 graus excelente para mergulho e montanhas com restaurantes maravilhosos com preços realmente super atraentes, Bali é um paraíso para turistas.


O alto astral de Bali

Ricosurf - No inverno de 2019 tivemos alguns dias de água gelada em Bali. Algo em torno de 19 graus. O que aconteceu?

Felipe Dantas - A água vem esfriando um pouco a cada ano. No inverno os swells de oeste puxam a água fria da grande bacia da Austrália em direção a Sumba, Sumbawa, Lombok, Bali e parte de Java. Tivemos baleias orcas em Uluwatu por semanas, tempestades de inverno no Atlântico, chega a Bali trazendo ventos frios e água gelada, vários surfistas caíram na água de long john nesta temporada, inclusive eu. A realidade é que esta esfriando mais que antes. Já no verão balinês a água é maravilhosa, uma das melhores que já surfei no mundo, realmente muito legal e confortável para o surf.

Ricosurf - Sobre esse conceito de uma Bali com boas ondas no verão, com surf perfeito, turismo com bom preço e a oportunidade de fazer treinos na “Easy Surf Techiniques” com você, o que podemos esperar sobre as outras ilhas. Fale sobre as possibilidades. . .

Outra esquerda perfeita quebrando

Felipe Dantas – Neste ano fechamos uma parceria com a INDO DREAMS TOURS que nos representa no Brasil, montando os pacotes com opções culturais, gastronômicas, templos, hindus, praias e surf a Indonésia tem 17.000 ilhas viradas para todos os oceanos da Ásia, seja no verão ou no inverno. Tem sempre um lado com surf muito perfeito, que muitos brasileiros ainda não conhecem e podem ter acesso a esses paraísos com nosso apoio.

Estaremos com o Ricosurf em dezembro, com a continuação de mais um artigo "Caminhos da Indonésia" sobre outras ilhas na indonésia, obrigado a INDO DREAMS TOURS, ONPARADISE2 e ao Ricosurf.com.br pela entrevista e o leitor do site Ricosurf tem um desconto de 5% nos pacotes adquiridos informando o código #ricoidtop2 no direct da @indodreamstours.

Equipe Indo Dreams - Foto: divulgação 

Comentários