Erosão na Macumba - Estrada do Pontal é liberada ao trânsito

Desmoronamento aconteceu em outubro


Na última sexta-feira, dia 22, a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente do Rio liberou a Estrada do Pontal ao tráfego de veículos. O local estava fechado para obras de contenção do calçadão da Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, que desmoronou no mês de outubro. A intervenção reforçou a estrutura do pavimento no local, onde dois quiosques da orla da praia ficaram destruídos.

Máquinas da prefeitura trabalham na contenção da erosão da orla da Macumba. Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo.

Máquinas da prefeitura trabalham na contenção da erosão da orla da Macumba. Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo.



Após o término dos serviços a estrada receberá fresagem e nova pavimentação. Outras etapas já estão adiantadas, como o estaqueamento emergencial em frente ao condomínio Sobre as Ondas. A obra de contenção agora se concentra por toda área atingida, com a execução de injeções de cimento para estabilizar o solo (jet grouting).

Contratada em caráter emergencial e orçada em R$ 14,5 milhões, o projeto prevê o aterramento da área atingida. A conclusão deve ocorrer em fevereiro do ano que vem.

O projeto é coordenado pelo professor Paulo Rosman, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Gradução e Pesquisa de Engenharia da UFRJ (Coppe).

A prefeitura tenta viabilizar ainda a instalação de um quebra-mar, proposto pela Coppe há 17 anos, para impedir o deslocamento da areia pela ação dos ventos e das marés na Praia da Macumba.

Comentários