Gráficos mostram bombas chegando no Rio nesta quarta-feira

Inverno carioca começou com poucas ondas, mas esta semana o mar deve reagir consideravelmente.



Eric de Souza na Laje do Shock em um swell neste ano. Foto: Túlio Henrique

Finalmente uma grande ondulação de Sudoeste vai dar o ar da graça no Rio de Janeiro neste inverno.

Os gráficos indicam que nesta quarta-feira (19) devemos ter ondas acimas dos 2,0 metros, com período na casa dos 12 segundos e ventos de Oeste-sudoeste.


O mar já deve ter um tamanho considerável no fim de tarde desta terça, com o augue na virada de terça para quarta e diminuindo ao longo da semana. Na quarta-feira, maior dia do swell, as condições não devem estar boas, já que o vento estrá soprando de maral na maioria dos picos, o que não é bom.

Entretanto, o vento deve dar uma trégua ao longo do dia, virando mais para Oeste e pode ser que as condições melhorem em alguns lugares.


Ondulação de Sudoeste pode fazer funcioonar a Barrinha. Foto: Nilton Gibão

De acordo com o especialista em previsões e executivo da FESERJ, Marcelo Andrade, esse ano tem sido um pouco atípico. No mês de maio tivemos menos ondulações de Sul e Sudoeste do que o normal, e, portanto, os fundos de muitas praias não acertaram como deveriam.

"Neste inverno temos tido menos onda do que o esperado. Muitas ondulações de Leste-sudeste persistiram em nossa costa e mudaram um pouco o cenário para esta época do ano."

Ainda de acordo com Marcelo, as ondas devem começar a acertar mais a partir de quinta-feira.

"Tem que ver como os fundos se comportarão depois de grande ondulação de quarta. Pode ser que muitos lugares melhorem seus fundos e na quinta o mar pode dar uma boa acertada, já que na quarta a previsão é de vento maral e o mar não deve estar muito bom."

Tamanho vai ter, resta saber, de fato, como estarão as condições de surf a partir de amanhã. 

Fiquem ligados em nossa previsão e em nosso boletim das ondas.

Comentários