Hawaii - Mural 22 conta a história do shaka

Artista Hilton Alves segue no seu projeto internacional - 101 Perfect Waves.



Hilton Alves em ação. Foto: Melissa Patterson 

O artista e muralista das ondas perfeitas Hilton Alves vem fazendo história com seus trabalhos de arte em Oahu, no Havaí.

Esta semana Hilton finalizou mais um dos seus murais do projeto internacional - 101 Perfect Waves, que foi iniciado com um recorde mundial em outubro de 2013, com o maior mural de onda já pintada.

Neste novo trabalho Hilton se dedicou com alguns meses de pesquisa da cultura polinésia, utilizando depoimentos dos nativos, livros, revistas e fotos antigas e o tema escolhido foi a antiga usina de açúcar de Kahuku, local onde nasceu o famoso 'shaka' ou 'hang loose', conhecido mundialmente como símbolo do aloha havaiano.


Pintura em painel de madeira. Foto: Melissa Patterson 

A arte do mural foi pintada em quatro painéis de madeira e teve início no fim de junho no ateliê do artista. O conceito foi desenvolvido mesclando imagens da extinta usina de açúcar em preto e branco e as cores atuais do local, juntamente com a praia de Kahuku sendo retratada em dias de ondas perfeitas.

O local ficou mundialmente conhecido porque no início de 1900, um trabalhador chamado Hamana Kalili perdeu três dedos nas maquinas que faziam o açúcar.

Após o acidente, os proprietários das plantações decidiram dar a Hamana um novo emprego, o de segurança do local.

Seu trabalho era vigiar os trens que circulavam na época carregando a cana de açúcar e que muitas crianças gostavam de brincar ao redor das plantações. Antes dos trens partirem, Hamana acenava para que as crianças deixassem o local e o que aconteceu foi que estas mesmas crianças adotaram este gesto entre elas, como um sinal para saber se Hamana estaria por perto ou não, daí nasceu o famoso shaka.


Hilton Alves. Foto: Melissa Patterson 

No dia 26 de julho, Hilton contou com a ajuda de membros da comunidade para instalar os painéis no Kahuku Village Association, local onde pintou um mural em 2009. Após a instalação, o artista finalizou os últimos detalhes da obra e assinou como mural 22 da lista do projeto 101 Perfect Waves.
O próximo mural a ser criado será neste domingo (30) no abrigo U.S. Vets, localizado em Waianae, onde Hilton estará novamente repintando um de seus murais feito no passado e doando 64 kits de pinturas para crianças carentes do local.

Maiores informações sobre o projeto 101 visite o site oficial www.101perfectwaves.com

Comentários