Projeto realizará travessia de SUP de Guaratiba à Ilha Grande

Raphaela Gurken é a idealizadora da travessia Guaratiba - Abraão


O que se passa na cabeça de uma pessoa que nunca fez nem Downwind em Búzios pra querer fazer uma travessia de SUP no Havaii?? Nem eu sabia. Só sei que, quando ideia da Travessia Abraão Guaratiba surgiu na minha vida, não teve espaço pra mais nada. Desde 2015 quando traçamos pela primeira vez a rota, que minha vida tem como foco principal a realização desse projeto. Aos poucos fui conseguindo agregar parceiros, amigos, professores, patrocinadores.


Equipe de treinos fazendo parte do trajeto da travessia. Foto: Gabriel Alho 

Meu primeiro desejo foi treinar para a travessia Havaiana, MolokaitoOahu. A idéia da travessia como treino para M2O surgiu da sugestão do Thiago Mariano, nosso capitão, grande surfista e shaper: - Vamos treinar no quintal de casa?! Disse ele e eu topei. A primeira remada rumo ao sonho foi começar a ter aulas de SUP no mar. Primeiro com o Thiago. Depois veio o Leonardo Fernandes, skatista, surfista e grande professor de remadas no mar!  Responsável por me fazer passar a arrebentação com uma prancha 12’2”, algo antes nunca tranqüilo pra mim.
 


Cenário paradisíaco. Frame Gabriel Alho

Em março de 2017, a equipe cresceu mais e possibilitou um desenvolvimento ainda maior. Passamos a ter treinos intensos  seis vezes por semana e uma equipe com nutricionista, fsioterapeuta, personaltrainer, aulas no mar, treinos de travessias. Acredito que todo o processo, o caminho, o aprendizado para realizar esse projeto, já o fez valer a pena.

No projeto definimos o trajeto Ilha Grande até Barra de Guaratiba, passando por dentro da Baía de Sepetiba, percoreendo no total 70 km. Nosso grande objetivo com isso é chamar atenção da sociedade para esses ecossistemas preciosos, ameaçados e vitais  para salvarmos os botos cinzas e os manguezais, conhecidos como berçário da natureza.


Mapa da travessia.

De acordo com o Instituto Boto Cinza, nosso parceiro no projeto, essa região escolhida abriga mais de 850 botos cinzas, Gaurás Rosa e outros animais ameaçados pela poluição jogada no local e falta de fiscalização. Quem já teve a sorte de remar ao lado desses botos, sabe como é emocionante ter a natureza ao seu lado.

Neste vídeo, fizemos um treino de 25 km saindo de Conceição de Jacareí até Abrão, na Ilha Grande e voltando. Fomos eu, Thiago Mariano como capitão responsável, o Leonardo Fernandes como meu técnico no mar, e o Gabriel Alho fazendo as imagens de drone e fotos. O trajeto durou 6 horas, com direito a muita diversão e uma pausa pro açaí.


Raphaela Gurken, idealizadora do projeto. Foto: Gabriel Alho.

Ainda não temos a data exata para a Travessia Abraão Guaratiba, que depende da natureza e da aprovação do capitão, mas sabemos que deve ser em outubro. Quero convidar a todos para se informarem mais sobre o projeto e defenderem comigo e a equipe, apoiando nas redes sociais. Quanto mais pessoas conseguirmos mobilizar, melhor!

Coexistir sem destruir! Imua!!

www.travessiaabraaoguaratiba.com.br
Mídias: @travessiabraaoguaratiba

Comentários