Eric de Souza apresenta o treinamento com eletroestimulação muscular da BODYPULSE

O treinamento com eletroestimulação padrão da BODYPULSE dura 20 minutos. Porém, durante este tempo, mais de 300 músculos de seu corpo são ativados durante 10 minutos.



A BODYPULSE é a rede pioneira no Brasil no treinamento físico utilizando eletroestimulação. Esta modalidade de treino surgiu há cerca de 10 anos na Europa e nos últimos anos vem se expandindo rapidamente. Atualmente o método está presente em mais de 40 países, sendo utilizado pelo público em geral e por atletas de alta performance.

Ricosurf - Como funciona o treinamento com eletroestimulação muscular?

Leonardo de Souza - O treinamento com eletroestimulação muscular oferecido pela BODYPULSE é conhecido como WBEMS (whole body electro muscle stimulation). Trata-se de um método que utiliza estímulos elétricos para gerar contrações musculares e que pode, durante o treinamento, ativar até 90% dos músculos simultaneamente.

As contrações geradas por este estímulo externo são de melhor qualidade e mais intensas do que um esforço voluntário pode fazer sozinho. E são estas contrações, e o processo fisiológico de recuperação muscular gerado como resposta a este esforço, quem produzem um ganho de força.

Em comparação com o treinamento de peso convencional, o treinamento com eletroestimulação ativa grupos musculares mais profundos, o que leva também a um melhor equilíbrio e estabilidade corporal.

O treino é acompanhado durante todo o tempo por um personal trainer, que pode controlar a intensidade da ativação de regiões musculares específicas (como a parte inferior das costas, abdômen, bíceps e glúteos) de acordo com os seus objetivos e necessidades.

Eric de Souza. Foto: divulgação.

Eric de Souza. Foto: divulgação.



Por que o treino deve ser feito apenas uma vez por semana?

A fim de alcançar os resultados mais eficazes para a adaptação muscular e o funcionamento físico, seu corpo precisa de tempo para descansar e se recuperar. Pesquisas mostram que os períodos de recuperação e adaptação após sessões de treinamento com eletroestimulação são significativamente mais longos do que para os treinamentos de peso e de resistência.

20 minutos são mesmo suficientes?

O treinamento com eletroestimulação padrão da BODYPULSE dura 20 minutos. Porém, durante este tempo, mais de 300 músculos de seu corpo são ativados durante 10 minutos.

É um período muito longo de contratação que dificilmente pode alcançado com a realização de exercícios convencionais. Portanto, o treino com eletroestimulação é intenso pela qualidade da contração muscular que é capaz de produz e também em função do tempo de trabalho imposto aos músculos.

Eric de Souza. Foto: divulgação.

Eric de Souza. Foto: divulgação.



Em quanto tempo vou ver os resultados?

É possível sentir os efeitos do treinamento logo após uma primeira aula. Além do cansaço, seus músculos se mostram mais rígidos imediatamente após uma sessão. Como a maioria dos principais grupos musculares do corpo foram ativados, será perceptível uma maior consciência corporal, resultando em uma postura incrementada.

Depois de um dia ou dois, é normal sentir um pouco de rigidez e dores musculares, o que é um indicativo do processo de recuperação do corpo. Dentro de um período de cerca de 4 semanas, o corpo estará mais forte e será possível coordenar os movimentos de forma mais eficaz.

Depois de cerca de 6 a 8 aulas (6 a 8 semanas), é possível notar uma diferença visível na forma de uma estrutura muscular gradualmente incrementada e uma possível redução da gordura corporal (dependendo de sua dieta). Tal como acontece com o treinamento convencional, o treinamento com eletroestimulação deve ser feito regularmente para garantir e manter os melhores resultados.

Quais melhorias posso esperar ao realizar um treinamento com eletroestimulação?

Ao longo das últimas décadas, uma extensa quantidade de pesquisas tem demonstrado a eficácia e validação científica do treinamento com eletroestimulação.

Entre outras, as áreas de melhoria incluem:
Força máxima
Resistência da força
Velocidade, capacidade de resposta e agilidade
Bem-estar físico percebido
Balanceamento dos desequilíbrios musculares

O treinamento com eletroestimulação é seguro?

Sim, o treinamento com eletroestimulação imita o princípio natural de contração muscular, que é um resultado da interação entre o cérebro, o sistema nervoso central e o tecido muscular. A BODYPULSE usa um estímulo de baixa frequência para ativar as contrações musculares intensas e o personal trainer irá garantir que o treinamento seja ajustado de forma ideal a quem pratica.

Em comparação com outros treinamentos de força, o treinamento com eletroestimulação é conhecido por agir de forma particularmente suave nas articulações.

Eric de Souza. Foto: divulgação.

Eric de Souza. Foto: divulgação.



Qualquer um pode fazer o treinamento com eletroestimulação?

O treinamento com eletroestimulação é cientificamente provado que como eficaz para pessoas de diferentes faixas etárias e níveis de condição física. Isso significa que um atleta de desempenho com muitos anos de experiência de treinamento pode treinar ao lado de uma pessoa que tem estado fisicamente inativa por muitos anos.

O que a ciência do esporte diz sobre a eletroestimulação?

O treinamento com eletroestimulação tem sido usado há décadas nas áreas de medicina e reabilitação esportivas. Ao longo dos últimos 10 anos o treinamento com eletroestimulação ampliou seu espectro de aplicação para incluir o aumento do desempenho geral da condição física e da performance em esportes. Portanto, há uma riqueza de informações geradas em pesquisas sobre o treinamento com eletroestimulação nas suas diferentes áreas de aplicação que comprovam a sua eficácia científica.

Estúdios

Estúdio Downtown -
Av. das Américas 500 bloco 16 loja 116
+55 21 3594.9704
downtown@bodypulse.com.br

Estúdio Parque das Rosas - A
v. das Américas 3939 lota T
+55 21 2480.1865
parquedasrosas@bodypulse.com.br

Comentários