Pioneira no Brasil, a Escola de Surf Rico foi fundada em 1982, na praia do Arpoador, Zona Sul do Rio de Janeiro. Na época a intenção de Rico de Souza, bicampeão brasileiro de surfe profissional, era passar os ensinamentos do surfe para jovens carentes das comunidades do entorno do Arpoador. O time escolhido para a missão era forte: Picuruta, Almir Salazar, Rodrigo Osborne, Fernando Bittencourt e Ismael Miranda, atletas de renome nacional que fizeram e fazem parte da história do surfe nacional.
A escola se desenvolveu e tornou-se referência no que diz respeito ao ensino de surfe, tendo revelado importantes nomes do esporte no Brasil, entre eles: o bicampeão mundial de longboard Phil Rajzman; André Luiz “Deka” campeão brasileiro de longboard em 2010; Gustavo Fernandes, campeão brasileiro de surfe profissional de 2008; Chloé Calmon campeã Mundial de Longboard em 2017.
Atualmente a Escola mantem dois pontos de atuação: Posto 4 da Barra da Tijuca e Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes. Ambos os locais oferecem excelentes condições para iniciantes, ou mesmo para aqueles que desejam aprimorar seu surfe. A Escola de Surfe Rico tem como premissa mostrar que o surfe vai muito além de “ficar em pé” na prancha, sendo um estilo de vida saudável, dinâmico e divertido.
Pronto para dropar com a gente? Então só vem!
Comecei bem pequeno na Escola de Surf Rico e até hoje colho os frutos daqueles primeiros ensinamentos
André Luiz Deka
Campeão Brasileiro de Longboard 2010
Meu pai já era amigo do Rico há bastante tempo e comecei surfando minhas primeiras marolas na Escola de Surf Rico. Depois o Rico chegou a fazer ótimas pranchas pra mim.
Chloé Calmon
Vice Campeã Mundial de Longboard 2016
Aos 14 anos Rico me levou para o Havaí pela primeira vez e a experiência dele fez toda a diferença em minha carreira
Glenda Kozlowski
Campeã Mundial de Bodyboard e Jornalista