Artigo: Tubos, Tubarões e uma trilha sonora pro National Geografic Channel

TRIP


 

Thiago Mariano "pendurado" na Praia da Conceição - Foto: Maíra Kellermann

A primeira vez que fui na Ilha, foi com 11 anos de idade, pelo mar, 48hs de velejada partindo de Natal para chegar...aventura de moleque dividida com meu amigo de infância e ex WCT Yuri Sodré ( @yurisodrex ), que por muita coincidência, esbarrei com ele lá, depois de mais de 30 anos... Na sequência, fui algumas outras vezes, sempre pelo mar e sempre a trabalho, poucas vezes desembarcava e sentia a terra firme. (GALERIA DE FOTOS NO FINAL DA MATÉRIA)

Dessa vez, foi pelo ar e pisando em terra firme... mas a magia acontecendo da mesma maneira. O propósito da viagem foi levar algumas pranchas para Natal, aproveitar ver meu velho e visitar minha namorada ( @mairakellermann ) que é fotógrafa na ilha ... saudades sabe. Também tive um convite da IMUA, Escola do Mar do Henrique Pistilli ( @henrique.pistilli.peixe ) e de sua companheira, a cantora Marina Travesso ( @marina.travesso ) que fazem um trabalho excepcional com experiências aquáticas e musicais. Vale a conferida ( @imuanoronha ).

Visual submerso de Noronha, águas translúcidas - Foto: Maíra Kellermann

Foco no surf... chegando na Ilha, fui direto ao Porto, local que me acolheu e recebeu por muito tempo. Por lá tem uma direitinha e uma esquerdinha que ninguém dá bola, é meio pequena e não tem os tubos largos da Cacimba... mas digo...é linda demais...só que tem hora certa pra funcionar. A maré influencia muito por lá...vc pode chegar lá e ver só pedra... mas na maré certa...é um luxo de onda...principalmente pro longboard. Nessas redondezas do Porto, tem muita onda boa...Uhurus, Abras, Ampesca, Comporta, Caieiras... aliás, Uhurus (onda raríssima) me presenteou de uma maneira peculiar...obrigado Uhurus!

Virada style na Cacimba - Foto: Maíra Kellermann

Agora já falando em surf extremo... vamos direto pra laje da Cacimba do Padre. Ondas realmente fortes, intensas... onde o limiar entre o êxtase e o caldo é uma linha tênue, muito fina...locais, profissionais, turistas...todos ávidos pelo tão famoso tubo da Cacimba ...sem falar nos cabeços de pedra e tubarões-limão que praticamente todo dia vão se alimentar na beira da praia... respeitar os horários de ceia é importante , sempre ao amanhecer e ao entardecer....ficar atento a presença das aves e cardumes de sardinhas, é uma dica importante para identificar se tem algum tubarão por perto.

Marina Travesso - Foto: Maíra Kellermann

Uma grande coincidência que uniu tubos e tubarões, foi logo na minha primeira vez na Cacimba... a Marina que citei acima, me contou toda radiante, que teve um pedido para elaborar uma trilha sonora para Nat Geo, especificamente o tema era sobre o Tubarão-Limão, apelidado de Papareia, pela particularidade de se alimentar literalmente na beira das praias, principalmente em Noronha. Ela sabendo que eu tinha uma certa musicalidade, me convidou para dar uma ideias... Numa primeira "Jam Session", junto com o músico local @merciomarley , teve a tal química e em um passe de mágica criamos um som interessantíssimo. Surgiu então, a música "Papareia"...Bingo!!! A Nat Geo curtiu, e o documentário acabou de ser finalizado. Será distribuído primeiramente na África do Sul e depois em todo o mundo, inclusive Brasil!!! Que honra Marina!!! Gratidão máxima pelo convite!!!!

Thiago fazendo um som em Noronha - Foto: Maíra Kellerman

De volta pro surf, extremamente importante respeitar a galera local, todos são muito gente boa e surfam muito! Fiquei impressionando com o surf do Patrick Tamberg, Luís Teju, Pablo Neruda, Caia Souza, Dudu, Delegado e principalmente do Budday Santos, além de exímio surfista, era o que mais se divertia dropando 8 -10 pés de bananeira e outras com colchão... Se o melhor surfista, é o que se diverte mais... Budday levou o troféu!

Pra finalizar, Noronha é um dos lugares mais seguros nessa pandemia... para entrar na Ilha, somente com teste PCR negativo. O atual administrador tenta de todas as maneiras que a economia flua, porém seguindo os protocolos atuais de segurança contra o Covid.

Obs: Vale muito a remada de Canoa Havaiana com a galera da @noronhacanoeclub !

Clique e confira o documentário

Confira a música! 

Comentários