Galeria - Circuito Niteroiense e Rio Bodyboarding Master Series em Itacoatiara

Competião valeu pelos dois Circuitos e rolou no último fim de semana


No último final de semana, 18 e 19 de agosto, aconteceu na praia de Itacoatiara, Niterói/RJ, a etapa em conjunto do Circuito Niteroiense G80 Bodyboarding, válida como 3ª Etapa, e do Rio Bodyboarding Master Series 2018, valendo como 2ª Etapa. Foi um grande intercâmbio entre a nova geração e a velha guarda do esporte.

André Paiva. Foto: Fábio Figueiredo.

André Paiva. Foto: Fábio Figueiredo.



No sábado, as ações ficaram por conta dos atletas amadores e profissionais masculino. Com excelentes ondas em torno de 1 metro e algumas séries maiores, os atletas da nova geração abusaram das manobras progressivas: Aéreos, ARS, Backflips e claro, muitos tubos, que é a característica da onda de Itacoatiara.

No Pro Masculino, o atleta local de Itacoatiara João Zik desbancou os concorrentes e deixou o título em Niterói. Em segundo lugar ficou o atleta de São Conrado, Gabriel Popó. Gustavo Alba (Argentina) e Bruno Ross (Recreio) completaram o pódio em terceiro e quarto, respectivamente.

Já na Pro Feminino, a grande vencedora foi Victória Moraes, de Rio das Ostras. A niteroiense Maria Helena terminou em segundo. A terceira posição ficou com Izabel Fonseca e a quarta colocação foi de Paola Simão, que no mesmo final de semana disputou uma etapa do Brasileiro em Vila Velha/ES e chegou a tempo de prestigiar o evento local.

Pódio da categoria Pro Feminino. Foto: Valente Filmes.

Pódio da categoria Pro Feminino. Foto: Valente Filmes.



Na Open Masculino, o lugar mais alto do pódio ficou com André Sancho, que saiu de Praia Seca, em Araruama, para dominar as ondas de Itacoatiara, seguido por Cassius Carvalho, Tulasi Rodrigues e Haniel Correa.

Na Open Feminino, Evelyn Paixão (Rio das Ostras) e Renata Pimentel (Macaé) terminaram na primeira e segunda colocação.

Já na Sub-16, Kaio Trajano percorreu cerca de 300 quilômetros, entre Farol de São Thomé, em Campos dos Goytacazes e Itacoatiara, para soltar o grito de campeão. Lukas Varela, Nathan Barreto e Leonardo Moura completaram o pódio.

No domingo, o dia foi reservado para os Masters. Apesar do mar ter diminuído bastante em relação a sábado, as ondas em torno de meio foram surfadas com maestria pelos atletas acima de 30 anos, mostrando que a experiência e técnica ainda prevalecem.

A competição Master tem um formato diferenciado, onde as ondas são avaliadas individualmente, que somam tanto para a equipe, quanto para a competição individual.

A disputa por equipes foi bem acirrada e quem se deu melhor e levou o título, com uma diferença de apenas 1 décimo, foi o time formado por Cláudio Porto, Alex Sandro, Luciano Cruz, André Paiva e Paulo Vinícius, que totalizaram 34,60 pontos. O segundo lugar ficou com a equipe que tinha como atletas Rodrigo Correa, Marco Vinícius, Diego Espíndola, Tatiana Rodrigues e Leonardo Moreira, com um total de 34,50 pontos. Na terceira colocação, a equipe de Robson Costa, Marcel Romero, Fábio Simonin, Guilherme Müller e Rodrigo Freitas com 34 pontos.

Leonardo Moreira. Foto: Fábio Figueiredo.

Leonardo Moreira. Foto: Fábio Figueiredo.



Nas disputas individuais, garante o título quem somar as quatro melhores notas nos dois rounds (duas melhores no round 1 + as duas melhores do round 2).

Na categoria Sênior (30 a 34 anos), o local Eduardo Cebola levou título da etapa deixando o carioca Edson Muniz na 2a colocação e o cearense Thiago HB na 3ª colocação.

Na categoria Master (35 a 39 anos), o campeão foi o macaense Alex Sandro, com o capixaba Léo Moreira e outro macaense, Marcel Romero, na 2ª e 3ª colocações respectivmente.

Na categoria Grand Master (40 a 44 anos), quem se deu melhor foi o atleta de Copacabana André Paiva, seguido de perto pelo local da Joatinga Abel Torres e do local Fabio Simonin.

Na categoria Legend (acima de 45 anos), o campeão e maior pontuador da etapa, foi o ídolo Marcello Pedro, deixando o atleta local Rodrigo Correa na 2ª colocação e Claudio Marques, um dos pioneiros do esporte no Brasil, na 3ª colocação.

A categoria Feminino Master quem garantiu o título da etapa foi a cearense radicada em Macaé, Tatiana Rodrigues, deixando Evelyn Paixão em 2º lugar e Renata Pimentel em 3º.

Esta etapa contou com o patrocínio da Pena, TWS e Valente Filmes e Apoios de ACorp eventos, Espaço Laser Depilação, Puro Suco, SCALEUP Consultoria, Kamona Surf Shop e Cadenza.

A última etapa do circuito Rio Bodyboarding Master Series 2018 está prevista para acontecer em outubro (em data a ser definida), Na Joatinga, onde serão conhecidos os campeões de todas as categorias.

O Rio Bodyboarding Master Series é um movimento autêntico, que visa resgatar a essência do bodyboarding e de seus ídolos, trazer novamente pra água antigos atletas e promover o esporte em praias propícias para a prática.

Seguem abaixo os resultados da II Etapa Rio Bodyboarding Master Series 2018 / III Etapa G80 Bodyboarding (Praia de Itacoatiara):

Equipe Campeã: Cláudio Porto, Alex Sandro, Luciano Cruz, André Paiva e Paulo Vinícius;

Equipe Vice-campeã: Rodrigo Correa, Marco Vinícius, Diego Espíndola, Tatiana Rodrigues e Leonardo Moreira;

Equipe 3º lugar: Robson Costa, Marcel Romero, Fábio Simonin, Guilherme Müller e Rodrigo Freitas.

Cat. Senior (30-34 anos):

1º - Eduardo "Cebola"

2º - Edson Muniz

3º - Thiago HB (CE)

Cat. Master (35-39 anos):

1º - Alex Sandro

2º - Leonardo Moreira (ES)

3º - Marcel Romero

Cat. Grand Master (40-44 anos):

1º - André Paiva

2º - Abel Torres

3º - Fabio Simonin

Cat. Legend (acima de 45 anos):

1º - Marcello Pedro

2º - Rodrigo Correa

3º - Claudio Marques

Categoria Feminino Master:

1º - Tatiana Rodrigues (CE)

2º - Evelyn Paixão

3º - Renata Pimentel

Cat. Profisssional Masculino:

1º - João Zik

2º - Gabriel Popó

3º - Gustavo Alba (Argentina)

4º - Bruno Ross

Cat. Profissional Feminino:

1º - Victoria Moraes

2º - Maria Helena

3º - Izabel Fonseca

4º - Paola Simão

Categoria Open Masculino:

1º - André Sancho

2º - Cassius Carvalho

3º - Tulasi Rodrigues

4º - Haniel Correa

Cat. Open Feminino:

1º - Evelyn Paixão

2º - Renata Pimentel

Cat. Sub-16:

1º - Kaio Trajano

2º - Lukas Varela

3º - Nathan Barreto

4º - Leonardo Moura

Comentários