Galeria exclusiva: Ilha Mãe presenteia seus filhos, por Paola Simão

Slab raro quebrou com altas ondas


 

Dudu Pedra em outro nível  - Foto:  Teo Curi

No maior swell do ano até então, a costa brasileira foi presenteada por um ciclone atípico, fazendo com que diversos picos adormecidos funcionassem em condições épicas e históricas. ( galeria no final da matéria) Vários slabs, point breaks e beach breaks quebraram dignos de ondas internacionais como a um bom tempo não se via.Tiveram alguns picos que foram especiais e merecem destaque diante tamanha perfeição e ousadia encarada pelos surfistas e bodyboaders, que gostam de ondas grandes e são viciados em adrenalina.

Foi o caso da Ilha Mãe, localizada a 2,3km de distância da praia de Itaipu, na cidade de Niterói. O local, possui uma extensa bancada que atura grandes ondulações, mas precisa de condições bem especificas de leste, sudeste e vento oeste para proporcionar tubos super longos, largos e pesados para direita. Foram três dias de muitas ondas grandes, em condições extremas jamais surfadas e registradas antes pelos fotógrafos e atletas.

Lucas Nolasco - Tony Dandrea

O bodyboarder local de Itacoatiara, o big rider reconhecido mundialmente, Dudu Pedra, é um dos maiores conhecedores dessa bancada, e afirma que no início do swell, ficou na duvida se de fato iria quebrar porque a direção começou com muita influência de sul , sudeste, mas depois que foi virando para o quadrante leste e com a grande ondulação que estava encostando, ele não teve dúvidas de apostar suas fichas por lá, e de fato foi presenteado com ondas perfeitas e tubos insanos, emocionando a galera presente.

Ziul Andueza, filho de Mano Ziul, criador do sistema de nota ao vivo do surfe mundial - Foto:Yana Vaz

Além de Dudu outros bodyboarders como Kalani Lattanzi, Léo Leite e Caio Pacheco marcaram presença. O grande destaque também, foi o time forte dos atletas locais de Itacoatiara e alguns cariocas, que encararam com maestria os salões enormes que esses dias proporcionaram. Toda essa combinação perfeita, só foi possível devido à união de um belo time de fotógrafos e filmakers profissionais, que sempre estão presentes nos maiores e melhores swells do ano, juntamente com esses atletas que, cada vez mais, estão quebrando barreiras e elevando o nível do big surf brasileiro.

Confiram imagens incríveis e surpreendentes dessa potencia da nossa MÃE NATUREZA, nossa Ilha Mãe!!

Paola Simão conta com os apoios@kpaloa @purosuco @protetorbrazinco @ballina_

Comentários